A espera pelo resultado positivo de processos artificiais de fertilização é uma angústia para alguns casais. No entanto, um aplicativo para smartphones pretende mudar isso. O Embryomobile foi desenvolvido por uma clínica da Espanha especializada em fertilidade e permite que os pais acompanham o desenvolvimento do embrião pela tela do celular .

Leia também: Entenda como acontece, os sintomas e características da gravidez

Aplicativo permite que pais acompanhem o desenvolvimento de embriões em processo de reprodução assistida
shutterstock
Aplicativo permite que pais acompanhem o desenvolvimento de embriões em processo de reprodução assistida

Para que essa conexão fosse possível, câmeras foram anexadas nas incubadoras onde os embriões estão se desenvolvendo. As imagens capturadas estão disponíveis no aplicativo e podem ser acessadas pelos pais, que conseguem visualizar o  embrião a qualquer hora e local. Até o momento, mais de 3 mil pacientes já testaram o aplicativo , conectando-se, em média, até quatro vezes por dia.  

Especialistas acreditam que tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, podem causar grandes níveis de estresse aos envolvidos– principalmente no momento de espera para o desenvolvimento do embrião na pré-implantação. Por conta disso, eles entendem a tecnologia como algo benéfico aos pais na medida em que os aproxima do processo.

Você viu?

Leia também: O inverno chegou! Quais os cuidados com a gravidez nesta estação?

“Ver o progresso da fertilização é extremamente tranquilizante”, explica a ginecologista Federica Moffa ao site “Daily Mail”.  A especialista também afirma que poder acompanhar o desenvolvimento ajuda os pais a começarem a estabelecer uma relação emocional com o futuro filho. "Essa tecnologia oferece aos pacientes uma visão direta sobre o que está acontecendo no laboratório”, finaliza.

Resultados positivos

Depois do lançamento do aplicativo, foi feito um estudo com 400 casais que acessaram as imagens do embrião. O resultado confirmou o que os especialistas afirmavam: mais de 90% dos pacientes sentiram que a tecnologia ajudou a manter a calma durante o processo de fertilização in vitro.

Leia também: Estudo aponta que aspirina em pequenas doses reduz risco de pré-eclâmpsia

Além disso, 51% dos casais afirmaram que poder acompanhar detalhes do desenvolvimento foi importante para conseguir o melhor embrião para ser implatado e acreditam que isso aumentou as chances de gravidez. Entre esse grupo, mais de 70% confirmaram que escolheram corretamente o embrião e que o processo de fertilização in vitro teve sucesso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!