A espera pelo resultado positivo de processos artificiais de fertilização é uma angústia para alguns casais. No entanto, um aplicativo para smartphones pretende mudar isso. O Embryomobile foi desenvolvido por uma clínica da Espanha especializada em fertilidade e permite que os pais acompanham o desenvolvimento do embrião pela tela do celular .
Leia também: Entenda como acontece, os sintomas e características da gravidez
Para que essa conexão fosse possível, câmeras foram anexadas nas incubadoras onde os embriões estão se desenvolvendo. As imagens capturadas estão disponíveis no aplicativo e podem ser acessadas pelos pais, que conseguem visualizar o embrião a qualquer hora e local. Até o momento, mais de 3 mil pacientes já testaram o aplicativo , conectando-se, em média, até quatro vezes por dia.
Especialistas acreditam que tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, podem causar grandes níveis de estresse aos envolvidos– principalmente no momento de espera para o desenvolvimento do embrião na pré-implantação. Por conta disso, eles entendem a tecnologia como algo benéfico aos pais na medida em que os aproxima do processo.
Você viu?
Leia também: O inverno chegou! Quais os cuidados com a gravidez nesta estação?
“Ver o progresso da fertilização é extremamente tranquilizante”, explica a ginecologista Federica Moffa ao site “Daily Mail”. A especialista também afirma que poder acompanhar o desenvolvimento ajuda os pais a começarem a estabelecer uma relação emocional com o futuro filho. "Essa tecnologia oferece aos pacientes uma visão direta sobre o que está acontecendo no laboratório”, finaliza.
Resultados positivos
Depois do lançamento do aplicativo, foi feito um estudo com 400 casais que acessaram as imagens do embrião. O resultado confirmou o que os especialistas afirmavam: mais de 90% dos pacientes sentiram que a tecnologia ajudou a manter a calma durante o processo de fertilização in vitro.
Leia também: Estudo aponta que aspirina em pequenas doses reduz risco de pré-eclâmpsia
Além disso, 51% dos casais afirmaram que poder acompanhar detalhes do desenvolvimento foi importante para conseguir o melhor embrião para ser implatado e acreditam que isso aumentou as chances de gravidez. Entre esse grupo, mais de 70% confirmaram que escolheram corretamente o embrião e que o processo de fertilização in vitro teve sucesso.