Mãe faz desabafo sobre mastite em rede social e relato viraliza

“Nunca senti tanta dor. Eu temia cada mamada, mas persisti com lágrimas nos olhos, até que eu estivesse curada", escreveu a mãe nas redes sociais

A britânica Rami Peers, 24 anos, tem o hábito de compartilhar nas redes sociais sua experiência com a maternidade . Recentemente, ela publicou um desabafo relatando as dificuldades da amamentação e uma mastite que enfrentou ao amamentar o filho, Rudy, de um ano.

Leia também: Manequins aparecem amamentando em shopping e projeto faz sucesso

A mastite é uma inflamação nas glândulas mamárias e pode causar sensação de calor,  dor, vermelhidão, náuseas e até febre
Foto: Reprodução/Instagram
A mastite é uma inflamação nas glândulas mamárias e pode causar sensação de calor, dor, vermelhidão, náuseas e até febre

“Nunca senti tanta dor. Eu temia cada mamada, mas persisti com lágrimas nos olhos, até que eu estivesse curada (ninguém me ensinou que amamentar poderia ser doloroso)", escreveu. Rami relata que amamentar não foi nada fácil e, depois de tanta dor, ela acabou desenvolvendo  mastite – inflamação da mama - , e precisou ser internada.

“Lembro-me de acordar às 3h da madrugada, colocar meu roupão e tentar alimentar o meu filho. A dor era excruciante. Eu tremia e suava. Às 5h da manhã, acordei meu namorado e disse a ele que eu achava que precisava ir ao hospital", escreveu. Depois de persistir e tentar aguentar a dor por mais algumas horas, Rami cedeu e foi ao hospital. Lá, ela descobriu que estava com a inflamação e passou duas noites internada, sem poder amamentar o bebê. 

Você viu?

A britânica relata que durante esse tempo no hospital descobriu que outras mulheres também enfrentavam problemas na hora de amamentar e acabavam recorrendo a  fórmulas infantis . Rami conta que percebeu que a causa para isso era a falta de informação. Muitas mães, assim como ela, não receberam orientações suficientes e sofriam no momento da amamentação.

"O meu ponto é a falta de apoio e educação em torno amamentação. Isso é terrível. Refiro-me à educação geral, aos fundamentos do aleitamento materno, aos problemas que podem surgir, o que fazer, como detectá-los e como saná-los", afirmou.

A mãe finalizou a postagem dizendo que amamentar é um processo de aprendizado. "O aleitamento materno é difícil, precisa ser ensinado e precisa ser aprendido. Assim como caminhar, falar, ler e escrever – pode ser algo natural, mas nem sempre vem naturalmente. E isso é o que eu deveria saber, mas não sabia", escreveu.

Leia também: Rafa Brites desabafa sobre dores da amamentação; saiba como evitar isso

Repercussão

O desabafo publicado pela britânica teve grande repercussão nas redes sociais. Muitas mulheres se identificaram com os problemas enfrentados pro Rami e relataram as experiências que tiveram com a mastite. Além disso, a maioria das internautas concordou com a falta de informação a respeito do tema.