Rafa Brites desabafa sobre dores da amamentação; saiba como evitar isso

"Dói as costas, o pescoço, os braços. E quando você vai ver está com o peito, em carne viva", desabafou a apresentadora

Desde que deu à luz, Rafa Brites vem compartilhando as próprias experiências sobre maternidade nas redes sociais. No último sábado, a apresentadora publicou uma foto dando de mamar ao filho e dividiu com os seguidores as dores e os desafios que está enfrentando nesse processo de amamentação. 

Leia mais: Entenda como acontece, os sintomas e características da gravidez

Rafa Brites compartilhou com os internautas os desafios da amamentação
Foto: Reprodução/ Instagram
Rafa Brites compartilhou com os internautas os desafios da amamentação

"Mas verdade seja dita: o começo dói demais! É de ver estrelas. Mas calma, é só acertar a pega! Ahhh como se fosse fácil. Eles choram, colocam as mãos na frente, escorrega, aí mordem. Dói as costas, o pescoço, os braços. E quando você vai ver, está com o peito em carne viva. No meu caso, sangrando. Mas eu não queria desistir. Quando me vi, estava amamentando e chorando de dor. Literalmente deixando o bebê molhado de tanta lágrima", desabafou sobre a amamentação

Veja o post completo:

Leia mais: 10 motivos para amamentar seu bebê 

Você viu?

Se você está pessando pelas mesmas dificuldades que a apresentadora na hora de amamentar seu bebê, não se preocupe. De acordo com as pediatras Rafaella Gato Calmon e Ana Laura Kawasaka, o aleitamento materno é um aprendizado conjunto da mãe e do bebê. Então, é natural enfrentar algumas dificuldades nessa fase. 

A pediatra e cardiologista infantil Rafaella Calmon explica que dores, sangramentos e rachaduras no bico do peito acontecem porque está havendo algo errado na "pega" do bebê no peito. "O bebê mama aréola e não o bico. Então, abocanhar errado o seio ou o mau posicionamento pode causar as lesões no local", diz. Saiba mais sobre as posições para amamentar

O que fazer?

Rafaella orienta que a mãe procure ajuda para tratar a causa e não pare de amamentar a criança. "Parar de oferecer o peito pode causar mastite (inflamação da mama), além de que persistir com a má pega pode piorar as lesões, causando desmame precoce", explica.

Para tratar lesões e sangramentos, a mãe pode passar o próprio leite do peito no machucado, já que ele tem substâncias cicatrizantes que podem ajudar. Tomar sol pela manhã e no final da tarde também ajuda no fortalecimento e na cicatrização do local.  A pediatra também orienta que a mulher evite o uso de absorventes e dê um tempo no sutiã até que as lesões melhorem. 

Durante a amamentação é muito comum a recomendação de pomadas, mas ao contrário do que se imagina, elas podem piorar as lesões na fase aguda e não são uma boa opção para prevenção. "O mais importante é se informar e contar com uma rede de apoio dentro e fora de casa", recomenda Rafaella.