Tamanho do texto

O objetivo da campanha é quebrar o tabu da amamentação e conscientizar sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros de vida do bebê

Amamentar em público deveria ser encarado com naturalidade, no entanto, muitas pessoas ainda se incomodam ao ver a cena em ambientes como shoppings e parques. Diariamente, mulheres são colocadas em situações constrangedoras ao alimentarem recém-nascidos nesses ambientes. Com o objetivo de acabar com esse estigma, o maior centro comercial de Bogotá, na Colômbia, espalhou manequins amamentando por todo o estabelecimento. 

Leia também: Projeto retrata mães que amamentam filhos com mais de dois anos de idade

Os manequins amamentando foram espalhados pelas jogas do maior centro comercial de Bogotá, na Colômbia
Reprodução/Instagram
Os manequins amamentando foram espalhados pelas jogas do maior centro comercial de Bogotá, na Colômbia

A iniciativa de colocar os manequins  no shopping é ideia da organização "Amigos de la Lactancia" (amigos da amamentação, em tradução livre), movimento de apoio às mães que foram reprimidas ao amamentar em público e que luta contra o estigma da amamentação em ambientes públicos. 

Embora a ação possa parecer pequena para algumas pessoas, a organização acredita que a iniciativa é um ato político forte e simboliza um passo na direção da normalização da  amamentação  em ambientes compartilhados. "Amamentar é tão natural, que até os manequins estão fazendo", diz o slogan da campanha. 

A organização quer acabar com o tabu que envolve a questão e conscientizar as pessoas, treinando o olhar delas para a naturalidade do ato. De acordo com a "Amigos de la Lactancia", o incômodo com a amamentação acontece porque alguns entendem o processo como algo inapropriado e veem os seios como objetos sexuais em vez de vê-los como parte do corpo humano e responsáveis pela alimentação de bebês. 

Leia também: Mães relatam episódios de constrangimento enquanto amamentam os filhos

Incentivo à amamentação

A necessidade de quebrar um tabu não foi a unica motivação da campanha. A ação também tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida. De acordo com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade dos recém-nascidos da Colômbia são amamentados. Em outros países, como os Estados Unidos, a taxa de amamentação passa de 80%. 

Repercussão

Excelente iniciativa.... #amigosdelalactancia #parquecolina #lactanciamaterna #lactancia

A post shared by Vanessa Revelo Acosta (@vanessa.revelo) on

Leia também: Fotógrafa faz ensaio para mostrar como realmente é “amamentar na vida real”

A campanha foi bem aceita pelo público do centro comercial, principalmente pelas mulheres, e teve grande repercussão nas redes sociais. No Instagram, várias mães publicaram fotos amamentando ao lado do manequim com a hashtag #amigosdelalactancia. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.