A tecnologia pode ser uma grande aliada de pais e cuidadores quando entreter os pequenos parece um desafio. Além de jogos e aplicativos para tablets e smartphones, canais do YouTube para crianças fazem cada vez mais sucesso entre o público infantil. Existem canais música, culinária, ciência e desenho animado para crianças de várias faixas etárias.

Leia também: 10 desenhos clássicos que seu filho não pode deixar de ver

Na hora de escolher vídeos no YouTube para crianças é essencial buscar conteúdos educativos e de qualidade
shutterstock
Na hora de escolher vídeos no YouTube para crianças é essencial buscar conteúdos educativos e de qualidade

No entanto, é preciso atenção na hora de escolher um vídeo no YouTube para crianças . Muitas vezes, com a facilidade do clique, elas acabam acessando conteúdos e informações impróprias para a idade. Pensando nisso, selecionamos 15 canais educativos com diferentes formatos e conteúdos. Confira a lista:

1. Alex, desenhos animados e educacionais

Alex, desenhos animados e educacionais
Reprodução/Youtube
Alex, desenhos animados e educacionais

Alex é uma série de animação educativa que tem como objetivo instigar as crianças a explorar e descobrir o mundo ao redor delas. O personagem principal passa por várias aventuras e apresenta às crianças músicas, diferentes vegetações e animais. O conteúdo dos vídeos é voltado para bebês e crianças em idade pré-escolar.

2. Telmo e Tula

Telmo e Tula
Reprodução/Youtube
Telmo e Tula

O canal educativo é protagonizado por dois irmãos, Telmo e Tula, que ensinam como as crianças podem fazer receitas simples e saudáveis (sempre com a supervisão de um adulto). No passo a passo das receitas, os irmãos explicam sobre os ingredientes e incentivam os pequenos a colocar a mão na massa. No geral, o conteúdo é animado e pretende aproximar crianças do ambiente da cozinha.

3. Ticolicos

Ticolicos
Reprodução/Youtube
Ticolicos

"Nossa missão é estimular as crianças a fazerem suas próprias descobertas e crescerem mais preparadas para o futuro", diz a descrição do canal do YouTube para crianças. Os vídeos são apresentados por Ludi, um boneco laranja que instiga as crianças com sua curiosidade. O conteúdo do canal é variado: Ludi ensina receitas, artesanato, responde dúvidas e propõe desafios.

4. Palavra Cantada

Palavra Cantada
Reprodução/Youtube
Palavra Cantada

O “Palavra Cantada” é sucesso entre várias gerações. O grupo foi idealizado há mais de 20 anos pelos músicos Paulo Tatit e Sandra Peres com o objetivo de criar canções para o público infantil. Atualmente, a dupla se reciclou e migrou para o YouTube. No site, apresentam um conteúdo com letras, brincadeiras e arranjos que pretendem ensinar as crianças de forma lúdica e divertida.

5. Bia e Nino

Bia e Nino
Reprodução/Youtube
Bia e Nino

Os vídeos de animação reúnem personagens que vivem em um jardim colorido e apresentam uma série de músicas adaptadas para o público infantil. As canções variam muito e exploram cantores, versões e estilos musicais de diferentes países e regiões. Existem versões das músicas "Se essa rua fosse minha" e " Samba de Orly", do Chico Buarque, por exemplo. O canal musical é mais adequado para crianças de até três anos de idade.

Leia também: 5 passos para garantir a segurança das crianças na internet

6. Turma da Mônica

Turma da Mônica
Reprodução/Youtube
Turma da Mônica

Clássico dos gibis e inesquecível para muitos adultos, a turma da Mônica se renovou e apostou em um conteúdo para a internet. No canal, as crianças podem acompanhar a história de todos os personagens criados por Maurício de Souza e descobrir curiosidades da produção dos desenhos. Semanalmente, é lançado um novo vídeo da Turma da Mônica, da Turma do Chico Bento e da Mônica Toy.

7. Ramona TMJ

Ramona TMJ
Reprodução/Youtube
Ramona TMJ

Além da Turma da Mônica, o grupo Maurício de Sousa criou mais canal para o público infantil: o "Ramona TMJ", protagonizado por uma garota real que fala sobre a própria vida e faz reflexões sobre o cotidiano. O diferencial está no fato de a pré-adolescente morar no bairro do Limoeiro, o mesmo dos personagens Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, e fazer referência a esses amigos nos vídeos.

Você viu?

8. Manual do Mundo

Manual do Mundo
Reprodução/Youtube
Manual do Mundo

O canal é sucesso entre crianças e adolescentes! Os vídeos são comandados por Iberê Tenório e apresentam experiências caseiras para explicar princípios básicos da química e da física. Parece complexo, mas com uma linguagem leve e divertida, Iberê consegue prender a atenção dos pequenos e tirar todas as dúvidas sobre os temas levantados.

9. Show da Luna

Show da Luna
Reprodução/Youtube
Show da Luna

Luna é uma garotinha de 6 anos apaixonada por ciência e que enxerga o planeta Terra como um grande laboratório. E a partir desta perspectiva encantadora, a série de animação vai apresentar os “por quês” da natureza neste canal do YouTube para crianças.

10. Mundo Bita

Mundo Bita
Reprodução/Youtube
Mundo Bita

Mundo Bita faz parte do grupo de canais musicais para crianças. Os vídeos são atualizados uma vez por mês e buscam ensinar os pequenos sobre temas importantes por meio das canções. 

11. Meu AmigãoZão

Meu AmigãoZão
Reprodução/Youtube
Meu AmigãoZão

 O canal reproduz episódios da série "Meu AmigãoZão", sucesse na televisão. A animação conta as histórias protagonizadas pelos personagens Yuri, Lili, Matt e seus Amigãozões Golias, Nessa e Bongo. O objetivo é celebrar a amizade e ajudar os pequenos a resolver conflitos comuns do dia a dia das crianças. Os vídeos são indicados para crianças até sete anos de idade.

Leia também:  Diálogo e orientação protegem crianças de assédio na internet

12. Minuto da Terra

Minuto da Terra
Reprodução/Youtube
Minuto da Terra

Mais um canal de ciência para os pequenos! O Minuto da Terra ensina ciência e explica curiosidades, fenômenos e características da Terra para as crianças com animações. O conteúdo é rápido e didático.

13. Turma do Seu Lobato

Turma do seu Lobato
Reprodução/Youtube
Turma do seu Lobato

"Tuma do Seu Lobato" é um canal educativo que apresenta uma série de músicas e ensinamentos para as crianças com conteúdo sobre educação, preservação do meio ambiente e cuidados com a higiene. Os vídeos são indicados para crianças de até seis anos de idade. 

14. Turminha Paraíso

Turminha Paraíso
Reprodução/Youtube
Turminha Paraíso

Os vídeos da "Turminha Paraíso" são protagonizados por uma família e alguns animais que por meio de músicas pretendem ensinar números, cores e informações sobre a natureza para as crianças. Indicado para bebês e crianças em idade pré-escolar.

15. Pocoyo

Pocoyo
Reprodução/Youtube
Pocoyo

A animação didática e divertidade apresenta uma infinidade de histórias vividas por um grupo de amigos inseparávidas. O conteúdo dos vídeos é apresentado de várias formas, com música e linguagem fácil, e estimula a criatividade e curiosidade nos pequenos. 

Agora ficou mais fácil escolher um conteúdo de qualidade e adequado para seu filho, né? Separe um momento do dia e um cantinho confortável da casa para que vocês se divirtam assistindo juntos um canal de YouTube para crianças.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!