Seu filho está bem alimentado e com a fralda limpinha, mas mesmo assim continua inquieto? A irritação pode indicar frio e calor. Oscilações bruscas de temperatura, típicas do outono, contribuem ainda mais para isso. Diante da situação, muitos pais e cuidadores ficam confusos sobre qual a melhor forma de vestir as crianças nessa época.
Leia também: Veja quais são os cuidados necessários com as roupas do bebê
Pensando em como evitar desconforto nas crianças com as variações de temperatura do outono , as pediatras do Portal Saúde4Kids Fernanda Viana, Rafaela Gato Calmon e Ana Laura Kawasaka reuniram dicas simples que podem facilitar o dia a dia da família. Confira:
Como identificar o desconforto
"Uma boa forma de saber o que está acontecendo é sentir a temperatura da cabeça, do peito, das mãozinhas e dos pezinhos", explicam. Sinais como o corpo do bebê quente e cabeça suada podem indicar calor causado pelo excesso de roupa. Nesse caso, é indicado tirar algumas peças e checar como a criança reage novamente.
Leia também: Como agasalhar seu filho na medida certa
Você viu?
Já peito, pés e mãos frios podem indicar que a criança não está agasalhada de forma adequada. Uma manta ou cobertorzinho podem resolver o problema, mas é preciso cuidado para não exagerar e inverter a situação. "O excesso de roupa em um dia de pouco frio pode causar bolinhas vermelhas pelo corpo, conhecidas como brotoejas", afirmam.
Escolhendo a roupa adequada
Na hora de vestir as crianças e escolher qual a melhor roupa para a ocasião é válido lembrar que bebês têm a temperatura um pouco mais baixa do que os adultos. Por isso, os pequenos necessitam de cuidados extras. Luvinhas e meias podem são bons aliados para isso.
"É importante evitar choque térmico. Então, se for sair com a temperatura ambiente muito baixa, é melhor evitar os horários mais frios como início da manhã e à noite", orientam as pediatras.
Leia também: 7 ideias de brincadeiras infantis para fazer dentro de casa
Além disso, como o outono é marcado por dias que começam e terminam frios, mas tem as tardes quentes, é preciso vestir as crianças pensando em possíveis troca de roupas. Leve sempre uma camiseta e uma casaco extra na bolsa.