Manter-se ativa durante a gravidez é importante tanto para a saúde da mãe quando para o bebê que está se desenvolvendo. Existem várias atividades e modalidades de exercícios que podem ser realizadas no período. A imprensa internacional noticiou recentemente que Beyoncé, grávida de gêmeos, segue firme e forte nas aulas de spinning. Assim como a cantora, você pode praticar essa modalidade, também conhecida como ciclismo indoor , durante os meses de gestação.
Leia também: Entenda como acontece, os sintomas e características da gravidez
Para as gestantes que adoram andar de bike, praticar o spinning pode ser uma alternativa mais segura que sair para a rua. De acordo com a personal trainer Roberta Gabriel, as gestantes estão mais suscetíveis à quedas por conta de alterações hormonais do período. Ela explica que nessa fase, o equilíbrio e o reflexo são afetados pela ação conjunta de dois hormônios: progesterona e relaxina, que provocam um estado de relaxamento no corpo.
"No primeiro trimestre (até 12 semanas) o corpo está se adaptando às mudanças hormonais de maneira acelerada, por isso os desconfortos são tão intensos e o equilíbrio está prejudicado", explica. Portanto, pedalar na rua vira um grande risco.
Leia também: Saiba quais são os benefícios da prática de ioga para as gestantes
Você viu?
E até para praticar o ciclismo indoor, é importante procurar ajuda profissional para garantir que o exercício seja feito com segurança. A grávida não deve, por exemplo, ficar extremamente ofegante. "A intensidade do pedal deve ser monitorada pela frequência cardíaca e a mulher deve ser capaz de falar enquanto pedala", orienta a personal.
Além das pedaladas, Roberta aconselha manter uma rotina de exercícios de fortalecimento muscular para ombros, costas e assoalho pélvico. Isso ajudará a evitar as dores típicas da gestação e a manter a postura para pedalar.
Exercícios físicos durante a gravidez
“Praticar exercícios físicos durante a gravidez é benéfico para a mãe e o bebê", diz a personal. Entre entre os benefícios estão a melhora de dores na região lombar, diminuição dos edemas e melhora do condicionamento cardiorrespiratório. Roberta relembra que o objetivo da prática de exercícios na gestação deve ser a preparação do corpo para essa nova fase e não o emagrecimento mais rápido.
Leia também: Sete atividades físicas para uma gravidez mais saudável
Além do spinning, recomenda-se a prática de natação, caminhada, ioga e exercícios de base, como pilates, que auxiliam na reestruturação do abdômem e e evitam dores lombares, ajudando a cuidar e manter a postura correta durante os meses de gestação.