Tamanho do texto

Organizar uma rotina de estudos e fazer resumos são formas de ajudar o aprendizado da criança. Veja mais dicas para ajudar os pequenos

Atualmente, saber um idioma além da língua nativa é essencial tanto para a vida pessoal quanto profissional. Por isso, algumas escolas oferecem desde cedo cursos de inglês, espanhol e outras línguas. No entanto, o aprendizado não é igual para todos e algumas crianças podem aprensentar dificuldades nesse processo.

Leia também: Veja como ajudar seu filho a organizar os estudos no início do ano letivo

Os pais devem se envolver no aprendizado de outro idioma
Shuttersock
Os pais devem se envolver no aprendizado de outro idioma

É o caso do seu filho? Se sim, o primeiro passo é entender que tudo bem a criança apresentar dificuldades com o novo idioma . De acordo com a psicóloga e coach Alice Mello, se os pais e professores ignorarem esse entrave, o aprendizado pode virar um trauma a longo prazo.

Quando os pais oferecem apoio e dão atenção necessária ao problema, compreender o que está causando essa dificuldade e encontar qual forma de ajudar a criança é ainda mais fácil. Isso também é importante para a criança não encarar o estudo como uma obrigação ou uma cobrança, imaginando que será punida caso não corresponda as expectativas.

Leia também: Aprender brincando? 5 passos para brincar com as crianças em outra língua

Confira 3 dicas de como ajudar seu filho no processo de aprendizado:

1. Organize uma rotina de estudos

Uma frequência de estudos é essencial, mas antes de cobrar, tente ajudar. Sente com a criança, organize as matérias, veja qual o tempo disponível e crie uma rotina de estudos. Além disso, é importante preparar um local da casa que seja adequado ao estudo.

2. Faça resumos

Incentive a criança a fazer resumos. Escrever pode ser é uma ótima maneira de assimilar a informação, aprender ou gravar na memória. "O resumo serve para facilitar a compreensão, fazendo o cérebro entender melhor a mensagem e relacionar com outras referências", explica Leiza, CEO da Rede Minds Idiomas.

Leia também: O que pais de crianças bilíngues desde o berço precisam saber?

3. Seja compreensivo

A dificuldade em aprender é algo natural, principalmente quando se trata de um novo idioma. Por isso, os pais devem ser compreensivos. Tente entender as dificuldades que a criança enfrenta e procure amenizar a situação com conselhos e ideias de como solucionar o problema. “É preciso conversar com a criança, com uma relação de respeito e amizade, sem perder a autoridade e a responsabilidade que lhe cabe como pai ou mãe”, orienta a CEO.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.