Tamanho do texto

A ideia do projeto é registrar as 40 semanas de gestação e mostrar como vivem os jovens na Rússia. Confira o resultado

Uma fotógrafa russa encontrou uma maneira única de registrar momentos íntimos e naturais da gravidez. Ela clicou uma série de casais "grávidos" em um momento inusitado: as fotos foram feitas enquanto dormiam meses antes do bebê vir ao mundo. O resultado ficou incrível e está encantando todos nas redes sociais.

Leia mais: Ensaio fotográfico transforma barriga de grávida em cenários incríveis

Os casais foram fotografados enquanto dormiam
Reprodução/ Jana Romanova
Os casais foram fotografados enquanto dormiam

A partir dos cliques que fez dos casais , Jana Romanova criou o projeto fotográfico Waiting, em portugês, "esperando". No total, o ensaio fotográfico reúne 40 imagens que refletem as 40 semanas de gestação da mulher. 

Leia mais: Inspire-se com 5 formas de eternizar os primeiros meses dos filhos

O projeto

No início, Jana fotografava apenas amigos que estavam esperando um bebê. Depois de um tempo, ela começou a procurar jovens que tinham uma idade próxima para compor o projeto. Para fazer os cliques, a fotógrafa precisou esperar na casa do casal até que ambos estivessem dormindo. Então, em silêncio, ela entrava no quarto e subia em uma escada para registrar o momento. Ela não interferia em nada do ambiente, apenas buscava um ângulo diferente para retratar a cama e quem estava nela. 

Outros filhos do casal também participaram do ensaio
Reprodução/ Jana Romanova
Outros filhos do casal também participaram do ensaio

Desse modo, ela conseguiu registrar com sutileza detalhes da noite do casal. Nos cliques, é possível perceber a interação entre os dois e também com o espaço. Em algumas fotos, outros filhos e animais também estão presentes. "Isso é muito sobre o que a fotografia pode capturar - uma situação que você provavelmente nunca veria desse ponto de vista", disse a fotógrafa ao site americano "Huffington Post". 

Leia mais: Mães posam grávidas e depois com os filhos na mesma posição

Para fazer as fotos, Jana subiu em uma escada
Reprodução/ Jana Romanova
Para fazer as fotos, Jana subiu em uma escada

A fotógrava também comentou ao site que a ideia do projeto é não apenas clicar como se comportam essas famílias que vão ter um filho em breve, mas também observar como vivem os jovens na Rússia duas décadas após o fim da União Soviética. 

A fotógrafa também quis registrar como vivem os jovens na Rússia
Reprodução/ Jana Romanova
A fotógrafa também quis registrar como vivem os jovens na Rússia

“Essa série é sobre o que está por vir, pois todas as crianças que estão presentes invisivelmente nessas imagens simbolizam essa espera pelo futuro, um futuro que será totalmente diferente, claro, muito melhor que o aqui e agora”, finalizou a fotógrafa dos casais "grávidos".

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.