Ser mãe e pai de filhos gêmeos significa cuidar e planejar tudo em dobro. Na hora de preparar o enxoval é muito fácil cair na tentação de comprar roupinhas iguais para as crianças, tanto por praticidade ou por questões estéticas. No entanto, será que isso é o melhor para as crianças? 

Leia mais: Irmãos gêmeos podem estudar na mesma turma da escola? Tire suas dúvidas

Filhos gêmeos podem usar a mesma roupa quando ainda são bebês, mas isso precisa ser repensado quando já são capazes de fazer as próprias escolhas
Shuttersock
Filhos gêmeos podem usar a mesma roupa quando ainda são bebês, mas isso precisa ser repensado quando já são capazes de fazer as próprias escolhas

Para o psicólogo Yuri Busin, não é errado escolher vestir os  filhos gêmeos  da mesma forma. Porém, é preciso ter alguns cuidados e atenção ao optar por fazer isso. As roupas são uma forma de expressar identidade e a partir delas as crianças começam a manifestar seus gostos e preferências.

O problema aparece quando algumas famílias caem no erro de enxergar os filhos como se fosse uma pessoa só, vestindo e tratando as crianças como se fossem uma pessoa só. Quando isso acontece, a formação dos pequenos é prejudicada.

Leia mais: Conheça mitos e verdades sobre irmãos gêmeos

Você viu?

O psicólogo alerta sobre a necessidade dos pais lembrarem sempre que são indivíduos diferentes e, por isso, dar atenção individual a cada um deles, conversando sobre os gostos e diferenças que podem ser distintas. 

Individualidade

Ter respeito à individualidade é um dos pontos principais na criação de gêmeos. De acordo com o especialista, eles até podem ser vestidos com a mesma roupa quando ainda são bebês, mas isso precisa ser repensado quando começam a crescer e se desenvolver.

"Assim que conseguirem fazer escolhas, é importante entender que é preciso estimular a individualidade dos dois, ensinando que cada um deles tem uma personalidade e livre escolha sobre muitas coisas", orienta Yuri.

Leia mais: Irmãos: é melhor dormirem no mesmo quarto ou em espaços separados?

E se os irmãos quiserem a mesma roupa?

É comum que em alguns momentos as crianças manifestem a vontade de se vestir da mesma forma, por brincadeira ou até mesmo gosto. Os pais não devem encarar essa situação como um problema e, sim, permitir que os filhos gêmeos vistam-se como se sentem melhor. "Mesmo com roupas iguais eles estão construindo a personalidade da forma deles", diz Yuri.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!