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Arroz, iogurte, nozes e castanhas estão entre os alimentos que facilitam a produção de leite. Veja outros exemplos e dicas para melhorar a alimentação

Amamentar é essencial para o desenvolvimento do bebê e tem benefícios não somente para a criança, mas também para a mãe. No entanto, para algumas mulheres a amamentação pode ser um dos desafios da maternidade, principalmente quando o organismo apresenta dificuldades para produzir o leite. 

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Consumir alimentos como arroz integral e iogurte durante a amamentação pode ajudar na produção de leite.
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Consumir alimentos como arroz integral e iogurte durante a amamentação pode ajudar na produção de leite.

Felizmente, adicionar alguns alimentos à dieta podem tornar essa tarefa mais fácil. Recentemente, o "lactation cookie" ou "biscoito da amamentação " está fazendo sucesso entre as mamães. O alimento é composto por ingredientes como aveia, levado de cerveja e ervas diversas e promete aumentar a produção de leite materno

"Por conta dos ingredientes, realmente ele tem um potencial para estimular a produção de leite", explica a nutricionista Carol Yoshioka. Porém, ainda não existem estudos que comprovem a eficácia do biscoito. 

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O que consumir

Além de consumir os ingredientes presentes no "laction cookie", o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli indica que as mamães incluam na dieta alimentos como alho, legumes vermelhos, arroz integral e iogurte. Também estão na lista sementes de cominho e de gergelim preto, nozes e castalhas e manjericão. "Esses são alguns dos alimentos ricos em vitaminas e nutrientes que ajudam na produção de leite", explica. 

Para a endocrinologista Giovanna Carpentieri, mulheres que estão amamentando também podem consumir aveia, lentilha, erva doce, feno grego, salmão e outros peixes que contém ômega 3 para aumentar e ajudar na produção de leite.

O que evitar

"A mulher deve lembrar que tudo que ela que ingerir vai passar para o bebê", ressalta a nutricionista. Então, mesmo que alguns alimentos não tenham influência direta na produção de leite, devem ser evitados para não prejudicar a criança. Carol aconselha evitar alimento flatulentos, pois podem causar cólicas no bebê. 

Alimentos termogênicos também merecem atenção. Se consumidos em determinados horários, podem interferir no sono da criança. Além disso, alimentos pesados durante à noite podem ser prejudiciais ao desenvolvimento do filho. Álcool e nicotina também devem ser evitados durante o período de aleitamento. 

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Dieta balanceada

Carol ainda ressalta que, durante a amamentação, a mãe deve procurar uma alimentação equilibrada e se manter bem hidrata. 

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