Tamanho do texto

Ter uma boa relação com a escola e criar uma rotina de estudos são práticas que facilitam a organização do ano letivo

Os meses passam, seu filho acumula atividades, trabalhos e notas baixas, e o desespero bate no fim do ano. Quantas vezes você já viveu essa história? Adotar algumas práticas no início do ano letivo podem ajudar a criança se organizar e melhorar aproveitamento escolar.

Leia mais: Aprenda a adequar o quarto das crianças para a volta às aulas

A ajuda dos pais é importante para as crianças se organizarem no início do ano letivo
Shuttersock
A ajuda dos pais é importante para as crianças se organizarem no início do ano letivo

Ter uma relação com a escola

Manter uma boa relação com a escola do filho é essencial para que ele apresente bons resultados durante o ano letivo . Quando os pais criam uma parceria com professores e demais educadores, fica mais fácil para os dois lados entenderem e proporcionarem o melhor para a criança. Se os pais entendem como funciona a rotina da criança na escola, é possível organizar melhor como será o estudo em casa, por exemplo.

"A escola existe para dar o suporte que a família precisa e a família, por sua vez, é o apoio da escola nas questões comportamentais. Se ambas se unirem, não haverá como repetir erros e nem cometer novos”, explica Katarina Bergami, mestre em psicopedagogia.

Leia mais: Irmãos gêmeos podem estudar na mesma turma da escola? Tire suas dúvidas

Crie uma rotina agradável

Sente com seu filho, converse e planeje uma rotina de estudos para ele. Escolham um local confortável e silencioso para isso. É importante que a rotina não seja entendida como uma obrigação, mas, sim, como uma forma de organização que só tem a somar à criança. Explique que, com horários determinados para estudar, ele pode ter mais tempo para brincar, por exemplo.

Cuide dos hábitos da criança

Em alguns casos, o mau desempenho escolar pode estar ligado à questões como sono e cansaço. "Uma criança que dorme muito tarde tem dificuldade em acordar cedo e ir para a escola. Portanto, ou eu a matriculo no período da tarde e mantenho o hábito já adquirido de ela dormir tarde ou forço um novo hábito, o de ir para a cama cedo", explica Katarina.

Então, é preciso atentar-se sempre aos hábitos e comportamento dos filhos. Assim, é possível identificar possíveis problemas e encontrar soluções para o ano letivo que facilitam o aprendizado ao mesmo tempo que adequam os costumes das crianças. E um bom ano de estudos para os pequenos. 

Leia mais: Educação infantil - como escolher a melhor escola para seu filho?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.