Seu filho come legumes, frutas e verduras durante as refeições? Pode ser um desafio para algumas famílias, mas manter uma rotina de  alimentação saudável  e introduzir esses alimentos na vida dos pequenos é extremamente importante para o desenvolvimento deles.

Leia mais: Alimentação saudável para as crianças: como ensinar seu filho a comer bem

Para incentivar seu filho a comer frutas e verduras você pode preparar os alimentos com a ajuda dele.
Shuttersock
Para incentivar seu filho a comer frutas e verduras você pode preparar os alimentos com a ajuda dele.

Pensando em como ajudar os pais, o ex- MasterChef Brasil Nuno Codeço lista cinco dicas de como deixar frutas e verduras mais atraentes para os pequenos. Confira:

Pedir ajuda na cozinha

"É muito importante pedir a ajuda da criança enquanto estamos cozinhando", diz Nuno. Ao participar da execução dos pratos, cria-se ainda mais curiosidade para experimentar o que eles ajudaram a preparar. "Eles podem ajudar, com supervisão de um adulto, pegando os legumes na geladeira ou os ingredientes no armário e lavando frutas e legumes", sugere o chef.

Oferecer variedade

"Devemos ter pelo menos três opções de alimentos diferentes", explica Nuno. Assim, se a criança falar que não gosta de maçã, por exemplo, é possível driblá-la e oferecer outras frutas. "O importante é ter uma alternativa na manga". 

Você viu?

Leia mais: Crianças podem seguir uma dieta vegana? Especialista tira todas as dúvidas

Comer em família

Como as crianças aprendem observando e repetindo os gestos dos adultos, comer com a família toda reunida pode ser uma das formas de incentivar e introduzir uma alimentação mais saudável na rotina das crianças. "Então, coloque uma mesa atraente e bonita, com um prato colorido para a criança e a família", sugere.

Levar a criança às compras

As crianças adoram passear e experimentar coisas. Que tal aproveitar isso e ir ao mercado ou à feira com os pequenos e pedir a ajuda para escolher frutas, legumes e verduras? "Veja quais são os vegetais e frutas eles mais gostam e incentive-os a escolher esses alimentos". 

Apostar no visual

Cortar frutas e verduras em formatos diferentes, montando os pratos com formas lúdicas pode ser uma saída. "É possível fer um palhaço com um montinho de arroz, fazer os olhos com tomate, o cabelo com brócolis e a boca com cenoura", sugere Nuno. Para ele, é interessante criar uma história em torno do alimento utilizado.

Leia mais: 11 truques para seu filho comer melhor

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!