Irmãos gêmeos podem estudar na mesma turma da escola? Tire suas dúvidas

Matriculá-los na mesma turma nem sempre é a melhor opção para o desempenho escolar e pode até incentivar competição entre eles

Geralmente, irmãos gêmeos tem uma ligação muito forte e a tendência é que os pais os matriculem na mesma turma da escola. Mas, mas será que esse é o ideal? Para Deborah Moss, neuropsicóloga e mestre em psicologia do desenvolvimento pela USP, não há necessidade deles estarem juntos em todas as áreas da vida. 

Leia mais: Como economizar no material escolar de forma criativa? Veja as dicas

Irmãos gêmeos devem estudar na mesma sala ou em classes separadas?
Foto: shutterstock
Irmãos gêmeos devem estudar na mesma sala ou em classes separadas?

"É possível pensar em manter os irmãos gêmeos juntos, por exemplo, na fase de adaptação escolar, onde o vínculo entre eles pode facilitar este processo", explica a especialista. Porém, afastá-los é importante para que cada um busque seu grupo de amigos. Isso também estimula a autonomia de ambos, segundo a neuropsicóloga. 

Júlia Calçade, 21 anos, e a irmã gêmea, Paula, passaram por esse processo. Elas estudaram juntas durante a pré-escola, separaram-se por quatro anos, voltaram a estudar juntas no 6º ano do Ensino Fundamental e seguiram assim até o final do Ensino Médio. A separação foi uma sugestão da escola, que avaliou que seria melhor para as meninas se desenvolverem no novo colégio.

Separação necessária

Sempre mais tímida que a irmã, Júlia enfrentou algumas dificuldades nessa fase. "Como eu sempre tive a Paula ao meu lado, nós crescemos fazendo tudo junto e esse baque foi maior", conta ao Delas.

Mesmo não sendo fácil, ela reconhece que a separação foi importante para tirá-la da zona do conforto e melhorar seu desenvolvimento no ambiente escolar. “Acho que se nós não tivéssemos sido separadas, teria bem mais dificuldades no começo", diz.

Você viu?

Leia mais: Volta às aulas: cuidados que podem facilitar a adaptação escolar

Desempenho escolar 

Manter irmãos na mesma turma pode fazer com que existam situações de competição em relação ao desempenho escolar. Além disso, Deborah explica que a rivalidade normal entre irmãos pode estender-se ao ambiente escolar. "Se cada um está em uma sala, só haverá o confronto das notas em casa e será uma situação bem mais controlada", diz Deborah.

Entre Júlia e Paula, esse sentimento de competição chegou a acontecer nos primeiros anos que estudaram juntas. "Você pensa: se minha irmã está indo bem, eu também preciso ir bem", fala. Ela conta que essa tensão implícita entre as duas era reforçada por professores e outros profissionais do colégio. Porém, felizmente, com o tempo a competição tornou-se menos presente e, nos últimos anos, elas se ajudavam durante os estudos. O que era uma espécie de rivalidade tornou-se cumplicidade. 

E agora, se eles estiverem na mesma classe?

Caso você já tenha matrículado seus filhos na mesma turma do colégio, não se desespere. Evitar alguns hábitos pode ser o suficiente para impedir a competição e outros problemas de convivência ou desempenho escolar. "Não estimule que os filhos sejam os olhos e ouvidos dos pais em sala de aula, incentivando o 'dedo-duro'", alerta Deborah. Também é importante que os pais não façam comparações entre os irmãos gêmeos.

Leia mais: Educação infantil: como escolher a melhor escola para seu filho?