Volta às aulas: cuidados que podem facilitar a adaptação escolar

A volta às aulas é um período de muitas mudanças para as crianças, mas com alguns cuidados os pais podem facilitar o processo. Anote as dicas

O diálogo entre pais e filhos é muito importante na volta às aulas.
Foto: Shuttersock
O diálogo entre pais e filhos é muito importante na volta às aulas.

A volta às aulas é um período de muitas novidades para as crianças. O início da vida escolar, uma nova turma ou escola são mudanças que mexem com a rotina que podem tornar a fase conturbada não apenas par aos pequenos, mas também para toda a família.  Porém, com alguns cuidados básicos, os pais podem deixar novo esse momento mais confortável e facilitar a adaptação. 

Leia mais: Como ajudar seu filho a se adaptar na nova escola

Uma das maiores preocupações dos pais é que, no período de  volta às aulas , os filhos costumam ficar mais doentes. Isso porque há mais contato com outras crianças e, consequentemente, vírus e bactérias.

Porém, de acordo com o pediatra e neonatologista Jorge Huberman, isso não precisa ser mais um motivo de preocupação. Segundo ele, a troca de vírus e bactérias acontece rotineiramente e pode ser uma forma de fortalecer a defesa das crianças.

Para minimizar esses riscos, além de manter sempre uma alimentação saudável, o aleitamento materno é essencial no caso de crianças mais novas. “Ele é o mais importante e, caso não seja possível, as fórmulas adequadas para a idade e uma dieta rica em proteínas, ômega 3 e vitaminas também são recomendadas”, explica o pediatra.

Os primeiros dias da volta às aulas

Foto: shutterstock
No caso de crianças pequenas ou mudança de escola, os pais podem fazer uma adaptação com os filhos. Já para crianças maiores, a indicação é apostar no diálogo para mostrar a importância da volta às aulas da vida escolar

Atualmente, é cada vez mais comum que a vida escolar se inicie cada vez mais cedo. Por isso, o pediatra orienta que, ao colocar os bebês em escolas, seja verificado se há um local onde pais ou responsáveis possam ficar na fase adaptação.

Você viu?

"Caso a criança sinta-se ansiosa, insegura ou chore, ela pode e deve ser levada ao aconchego desse responsável para perceber que não está sendo abandonada”, diz Huberman.

Leia mais: Saiba como deve ser a mochila do seu filho

Mesmo com a presença dos responsáveis no período de adaptação, eles devem evitar atitudes superprotetoras. A intenção é sempre ajudar, mas, nesse caso, a proteção em excesso pode dificultar ainda mais a adaptação escolar. “Os pais devem permitir o contato com os novos colegas e professores, caso contrário, o processo de adaptação tende a ser mais difícil”, orienta o pediatra.

Além disso, lembre-se sempre que Conversar e participar da vida dos filhos é fundamental, principalmente nesse início de ano letivo . O diálogo é um ótimo aliado para amenizar a apreensão e ansiedade das crianças quando há resistência para retornar à escola.

Leia mais: Como lidar com o fim das férias

"Os pais podem ressaltar os pontos positivos da escola , das novas atividades e pessoas que as crianças irão conhecer”, aconselha Huberman. Também é importante trabalhar o entendimento desse processo de criar laços e novas amizades, principalmente com crianças mais velhas. Com isso, eles vão se sentir motivados a encarar a volta às aulas da melhor maneira.