Tamanho do texto

Já pensou em adaptar o quarto do seu filho e criar um ambiente de estudo? Veja as dicas de como fazer isso da melhor forma

Chegou a hora de planejar o ano letivo que se inicia para os filhos e isso inclui, além do material escolar e uniforme, pensar se há um espaço adequado para eles estudarem em casa. Com algumas adaptações, o quarto da criança pode se tornar um local confortável e convidativo para o estudo. 

Leia mais: Mãe economiza R$ 900 com material escolar; saiba como

O quarto da criança deve ser adequado para os estudos.
Shuttersock
O quarto da criança deve ser adequado para os estudos.

Espaço

Segundo a Fabiana Visacro, designer de interiores, o primeiro passo é listar quais atividades são desempenhadas dentro do quarto . "Dormir, ler, estudar, brincar... Tudo isso deve ser levado em conta", orienta.

Depois, é importante pensar na setorização do espaço. Mesmo que seja um ambiente pequeno, é importante definir qual é o espaço de estudar e de brincar, por exemplo. Para isso, é possível colocar um tapete delimitando os espaços, um painel de madeira, tinta em cor diferente ou papel de parede.

Se tiver mais um filho, lembre-se tomar outros cuidados. "É preciso projetar o espaço de acordo com a idade das crianças, pois cada faixa etária requer especificações distintas", orientam as arquitetas Flávia Famallo e Fabia Couto. Crianças mais novas, por exemplo, precisam de uma área para brincar com tinta, massinha e "bagunçar".

Leia mais: Educação infantil: como escolher a melhor escola para seu filho?

Móveis

Os pequenos devem se sentir à vontade no ambiente de estudo. “Tudo precisa ser feito na altura da criança, sob o ponto de vista dela, tanto a área de bancada como a área de armazenamento de materiais escolares", ressalta Fabiana. Isso possibilita autonomia, já que ela consegue ter acesso aos objetos com tranquilidade e sem ajuda de outras pessoas.

Além disso, os móveis deve ser adequados para deixar a criança confortável e também estimulada a estudar. "A cadeira não deve ser de rodízios para não promover a dispersão. A iluminação natural é sempre importante e, para as atividades no período da noite, uma luminária direcionável auxilia bastante", dizem Flavia e Fabia.  

Organização

A organização do quarto também é algo essencial para que a criança sinta-se até motivada para estudar. Fabiana orienta separar os objetos por categorias em caixas organizadoras ou gavetas. "Podemos eleger gavetas/caixas para livros, outra só para os cadernos, outra só para livros/revistas de pesquisa para o dever de casa", diz. Os porta-lápis também são ótimas formas de organizar e facilitar o manuseio do material. Assim, tudo fica ao alcance dos pequenos e sem bagunça. 

Leia mais: Como economizar no material escolar de forma criativa? Veja as dicas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.