Já imaginou qual a visão que o seu filho tem de você e do mundo nos primeiros dias e meses de vida? 

Leia mais: Mês a mês: fotos especiais eternizam o primeiro ano de vida do bebê

A visão do bebê já está bastante desenvolvida quando ele atinge seu primeiro ano
Clinic Compare
A visão do bebê já está bastante desenvolvida quando ele atinge seu primeiro ano

Segundo informações de reportagem do jornal britânico "Daily Mail", nos primeiros dias a visão dos bebês é muito limitada, porque mesmo antes do nascimento, os fetos podem diferenciar claro e escuro e, quando nascem, é apenas essa ferramenta que eles têm para ver e entender o mundo ao seu redor.

Por isso, por semanas tudo o que o bebê vê é preto e branco e entende apenas contrastes simples. Já que os nervos do pequeno ainda estão desorganizados e desconectados entre si.

Isso acontece até os dois meses de idade, quando um bebê consegue identificar a primeira cor: o vermelho, o que só é possível depois de ele ser muito estimulado, por seus cinco sentidos, para o cérebro intensificar as conexões realizadas.

Leia mais: Guia do Bebê: tudo sobre o primeiro ano do seu bebê

Você viu?

Para muitos de nós, isso pode ser fácil de compreender, mas não de imaginar. Para isso o cirurgião oftalmológico Romesh desenvolveu uma série de imagens, que mostram a transformação da visão do bebê desde que ele nasce, até completar o primeiro ano de vida. Confira na galeria abaixo como a visão deles evolui a cada mês:


“O desenvolvimento da visão é complexo, e um recém nascido precisa desenvolver a habilidade de ver e decifrar o mundo a seu redor”, explica o médico ao veículo britânico.

Ele ainda diz que o córtex visual toma cerca de um terço do cérebro e começa a aprender todo o processo de informação visual a partir do momento em que você abre os olhos pela primeira vez.

Leia mais: Mães expressam visão nua, crua e bem-humorada da maternidade

Antes dos quatro meses, eles não conseguem ver a uma distância maior do que 25 cm. Conforme eles crescem, o alcance da visão deles também aumenta. Mas a visão dos bebês está praticamente desenvolvida apenas quando ele atinge o segundo ano de vida.

Por mais que a visão deles se desenvolva naturalmente, você pode ajudar. Romesh explica que uma das melhores coisas para o desenvolvimento do cérebro infantil, como um todo, é cercá-lo de cores contrastantes, no quarto, roupas e brinquedos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!