Assédio é um assunto que deve ser tratado com muita atenção. A prova disso é que Eros Reis, pai de Íris Helana, uma garota de 10 anos, precisou apelar para os usuários do jogo online "Overwatch" e pedir para que eles não assediassem sua filha enquanto ela joga o game.
+ Diálogo e orientação protegem crianças de assédio na internet
Para resolver a situação e garantir que a filha continuasse jogando sem preocupar-se com o assédio , Eros procurou a comunidade de usuários do jogo no Brasil e encontrou um grupo no Facebook que reúne jogadores do país todo.
Após ser aceito na comunidade, Eros fez uma publicação relatando o ocorrido e a preocupação com a filha. "Sempre que tenta usar o H7 é bombardeada por xingamentos e pedidos desrespeitosos, a quantidade de mensagens pedindo fotos e outras coisas é desanimadoras", escreveu.
Você viu?
Além de compartilhar com os internautas o que aconteceu, ele fez um pedido: que outras garatos que tem a mesma idade de sua filha a adicionassem. Assim, ela conseguiria se divertir e jogar em equipe com pessoas da mesma faixa etária sem sofrer com mensagens ofensivas de outros usuários.
+ 5 passos para garantir a segurança das crianças na internet
Repercussão
Os membros da comunidade foram compreensíveis e receberam o apelo do Eros de forma muito positiva. Algumas horas depois do pedido, ele publicou uma nova mensagem no grupo agradecendo a todos os internautas pelo apoio que deram à filha.
A garota também ficou muito feliz com a forma que foi acolhida e por poder se divertir com o jogo sem preocupar-se com situações de assédio e machismo dos internautas. Como agradecimento, ela fez um desenho aos usuários e escreveu a seguinte mensagem: "Queridos amigos, gostaria de agradecer à Overwatch Brasil por este dia espetacular que nunca vou esquecer. Ganhei muitos amigos e muita diversão. Amo todos vocês. Iris"