Kelly Key toma iodo durante a gravidez para aumentar QI do bebê; médico explica
O mineral é importante para o crescimento e desenvolvimento dos órgãos do bebê. Veja quais os cuidados com esse tipo de suplementação
Por Claudia Ratti |
A cantora Kelly Key , que está grávida do terceiro filho, costuma dividir com seus seguidores do Instagram dicas sobre gestação. Recentemente, ela revelou que faz a sumplementação de iodo para aumentar a inteligência e o nível de QI (Quociente de Inteligência, fator que mede a inteligência) do bebê.
+ Entenda como acontece, os sintomas e características da gravidez
Porém, a declaração gerou dúvidas entre as gestantes. De acordo com estudos da Universidade de Surrey, no Reino Unido, crianças nascidas de mãe que receberam suplementação do iodo na gravidez apresentam o QI mais elevado.
Além disso, o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli explica que o mineral tem importância no crescimento e desenvolvimento dos órgãos, principalmente do cérebro embrionário. "Ele é importante para regular o funcionamento da tireoide da mãe e ativar as glândulas do bebê", afirma.
+ O que comer na gravidez para deixar seu bebê mais saudável
Quem deve tomar?
Segundo Mantelli, apenas as mulheres que têm alguma deficiência da substância. Caso a gestante seja acostumada a ter uma alimentação equilibrada com o consumo de peixes, frutos do mar e o próprio sal, ela já está ingerindo o mineral e provavelmente não vai precisar do suplemento.
"A melhor forma de identificar a necessidade da suplementação é realizar exame , como o de urina, para medir a dosagem da substância e aí, sim, o médico saberá o quanto aquela mulher precisa da suplementação", orienta.
Você viu?
Quando tomar?
O ginecologista explica que apenas grávidas que apresentam deficiência desse mineral devem fazer a suplementação, mas ele não deve ser tomado por conta própria. É importante fazer exames médicos e passar por um especialista para descobrir se realmente será necessário e qual a dosagem.
Caso haja necessidade do suplemento, a gestante pode usá-lo durante toda a gravidez e após o parto, enquanto amamenta. É importante que durante todo o processo de gestação a mulher faça exames para avaliar a necessidade do uso do mineral. "Se a mulher estiver com a dosagem recomendada pode fazer uso apenas dos alimentos ricos na substância", orienta Mantelli.
Além disso, antes da gestação também é importante consultar um profissional médico para checar se há a necessidade de suplementação de outras vitaminas e minerais.
Cuidados
Alguns cuidados são necessários quando falamos na suplementação da substância. “Antes de tomar qualquer suplementação durante a gestação, a mulher deve procurar seu médico e juntos realizarem exames para descobrir o quanto deve suplementar o organismo para auxiliar no bom desenvolvimento do bebê", orienta Mantelli.
"Caso a mulher se automedique há riscos de causar distúrbios na tireoide causado pelo excesso da substância que não foi necessária", alerta o médico. Além disso, ingerir sal que contém iodo em excesso é perigoso, pois pode causar hipertensão.