Ter uma noite de sono
tranquila é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Segundo a pediatra Maria Julia Carvalho, é nesse período que acontecem funções fisiolóficas importantes, como a liberação do hormônio do crescimento. Por isso, é fundamental prestar muita atenção ao sono de seu filho. Ele apresenta insônia e dificuldades para dormir?
+ Cama compartilhada entre pais e filhos: há certo ou errado nesta escolha?
É comum que as crianças despertem durante a noite, mas os pais devem estar atentos caso os filhos fujam desse padrão de normalidade e apresentem insônia , resultando em problemas para a criança.
"Não dormir o tempo necessário pode ter consequências sérias, como falta de atenção, muita irritabilidade, falta ou excesso de apetite, cansaço excessivo e até crescimento deficiente”, explica Maria Julia. A pediatra separa algumas dicas para garantir uma boa noite de sono aos pequenos:
+ O que fazer para os filhos superarem o medo de dormir sozinhos? Veja dicas
Hora de dormir
É recomendado determinar horários para a criança dormir e acordar desde o 3º mês de vida. Maria Julia orienta que os pais criem uma rotina calma, prazerosa e acolhedora na hora de dormir. Isso inclui práticas como tomar um banho morno, contar histórias e conversar calmamente.
Você viu?
Criar essa rotina é importante para a saúde e o bem-estar da criança. Ter horários muito diferentes entre os dias da semana e o fim de semana favorece distúrbios do sono.
Soneca da tarde
Até os três anos, as criançs tem necessidade de período de descanso durante o dia para completar a quantidade de sono fundamental para elas. É importante atentar-se sempre à duração do cochilo. Para não prejudicar o sono da noite, essas sonecas não devem acontecer após às 16h, como orienta a médica.
Quarto da criança
É importante que tenha pouca luminosidade e barulho no local, que a temperatura esteja agradável e que não tenha aparelhos eletrônicos que possam tirar a atenção da criança. Além disso, deve-se evitar brincadeiras agitadas antes de dormir.
A pediatra também alerta sobre não criar associações negativas para o ínicio do sono, como dormir mamando, no sofá, assistindo TV e no colo. Ou seja, a criança deve aprender a iniciar o sono sozinha, sem a participação de outras pessoas ou objetos, e na cama dela. Porém, é aceitável objetos transicionais, como uma boneca ou ursinho, para aqueles com mais de um ano de idade.
Alimentação
Manter uma alimentação mais leve para as crianças à noite contribui para acabar com a insônia. É recomendado evitar jantar muito pesado e bebidas com cafeína como café, chás escuros e refrigerantes tipo cola após às 17h. Além de atrapalhar o sono, esses alimentos não fazem bem à saúde dos pequenos.
+ Irmãos: é melhor dormirem no mesmo quarto ou em espaços separados?