Tamanho do texto

Pular corda e corrida são algumas das atividades consideradas funcionais. Conheça mais sobre o treinamento e quais são os principais benefícios

Quando pensamos em treinamento funcional, geralmente a primeira coisa que vem à cabeça são adultos praticando atividades em academias para adquirir um condicionamento físico melhor. Porém, essa forma de treino também pode ser voltada às  crianças . Isso porque atua por meio de movimentos como agachar, empurrar, girar, pular e correr. 

+ A atividade física ideal de acordo com a idade da criança

Atividades como pular corda podem ser consideradas como um treinamento funcional.
Shuttersock
Atividades como pular corda podem ser consideradas como um treinamento funcional.

“O treinamento funcional infantil é um meio de adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e integrar a evolução de corpo e mente", explica Eduardo Silva, educador físico do Espaço Ideal Fitness. 

Como funciona?

De acordo com o educador, a diferença entre o treinamento infantil e o adulto é a forma como o método é aplicado. Para crianças, as aulas são elaboradas de forma lúdica, com jogos músicas e brincadeiras. Segundo ele, o ideal é que a atividade seja praticada por crianças acima de quatro anos. A partir desse período, elas já apresentam certa independência cognitiva e motora e conseguem aproveitar mais os movimentos.

+ Sete perguntas sobre brincadeiras infantis

Silva ainda explica que o treinamento está próximo à realidade das crianças, já que o funcional  é qualquer movimento produzido pelo próprio corpo. Ou seja, brincadeiras infantis como corridas, cordas e vivo ou morto são consideradas funcionais. O diferencial está no fato do treino trabalhar e estimular o corpo de várias formas diferentes. Durante a atividade, são utilizados acessórios como bolas e cordas. 

Benefícios

A atividade apresenta uma série de benefícios para a saúde dos pequenos. Além do gasto de energia, há desenvolvimento motor e cognitivo, consciência corporal e controle mental. Como consequência ainda há a regulação do sono e do apetite e a ampliação da  percepção coletiva. 

Também existem algumas vantagens a longo prazo: como melhor qualidade de vida e formação de um adulto mais forte e seguro.

Cuidados

Assim como qualquer atividade, alguns cuidados são necessários para que as crianças pratiquem o treinamento funcional. É importante que os pais fiquem sempre atentos ao ambiente escolhido para a prática do exercício. Deve ser um local seguro e, se possível, com o acompanhamento de um profissional qualificado. 

+ Exercícios físicos podem melhorar o desempenho escolar das crianças


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.