Tamanho do texto

"Feminilidade" é a característica mais forte na escolha do nome das meninas, enquanto "caráter" dos meninos. Veja outros dados da pesquisa

A escolha do nome do bebê é um dos momentos mais importantes para os pais. Geralmente, fatores como significado, sonoridade e características que o nome reflete são levados em conta na hora da escolha dos nomes para crianças.    

+ Como escolher o nome do seu filho?

Características que reforçam estereótipos ainda são fortes na escolha dos nomes para crianças
Getty Images
Características que reforçam estereótipos ainda são fortes na escolha dos nomes para crianças

Anualmente, o BabyCenter, plataforma digital com informações sobre gravidez e bebês, elabora um ranking de  nomes para crianças com base no cadastro dos usuários do site e do aplicativo gratuito. O ranking é considerado como um dos mais detalhados, já que leva em conta o primeiro e o segundo nome, uniformiza diferentes grafias (como Sofia e Sophia) e é dividio por ano. 

O ranking atual foi elaborado com base em 163 mil cadastros de bebês nascidos em 2016 e revelou os nomes mais populares do ano.  Além disso, foi feita uma sondagem respondida por 3.249 pessoas na qual foram levantadas quais características um nome deveria refletir. As mesma alternativas foram oferecidas tanto para nome de meninos quanto de meninas, exceto por feminilidade e masculinidade. No entanto, os resultados foram bem diferentes.

Quais qualidades os nomes refletem?

A sondagem revela que, mesmo com o avanço das discussões acerca da questão de gênero, os esterótipos  continuam sendo reproduzidos na escolha dos pais para o nome dos recém-nascidos. Características como "feminilidade" e "beleza" ainda são forte entre as garotas, enquanto "caráter" e "força" são mais populares entre os garotos.

+ Os melhores nomes unissex para você colocar em seu bebê (e o significado deles)

No caso dos meninos, a característica mais valorizada a ser refletida no nome foi o caráter (55,4%), seguido de força (54,8%). A beleza, ao contrário das meninas, foi a qualidade menos presente na hora da escolha, com apenas 20,7%. Diferente dos meninos, o caráter foi a segunda qualidade mais forte (46,4%) na escolha do nome das meninas. A primeira foi a femilidade, com 50,9%, e a última característica foi a liderança (20,1%).

Os nomes de maior sucesso em 2016

O ranking  eleborado pelo BabyCenter também apresenta dados que revelam quais foram os nomes para crianças que fizeram mais sucesso em 2016. Entre os meninos, os 10 mais escolhidos foram: Miguel, Arthur, Davi, Bernardo, Heitor, Gabriel, Pedro, Lorenzo, Lucas e Matheus, nesta ordem. No caso das meninas, os nomes mais usados foram: Alice, Sophia, Laura, Valentina, Helena, Isabella, Manuela, Júlia, Luiza e Lívia, também nesta ordem

+ O que determina o nome do seu filho


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.