Tamanho do texto

Explorar diferentes texturas, cores e sabores pode ser uma ótima forma de inserir uma alimentação saudável na rotina das crianças

Com a correria do dia-a-dia nem sempre é fácil manter uma alimentação saudável. Fast-foods e comidas congeladas ganham cada vez mais espaço na rotina das famílias. Diante desse cenário, como inserir alimentos saudáveis nas refeições e fazer com que as crianças comam bem? 

+ A alimentação correta das crianças de acordo com a faixa etária

Com o paladar ainda em formação, proporcione uma alimentação saudável para as crianças
Think Stock
Com o paladar ainda em formação, proporcione uma alimentação saudável para as crianças

Como o paladar delas ainda está sendo formado, é importante incentivá-las a desenvolver o prazer por frutas, verduras e legumes sem distinção. Pensando no assunto, Camila Verdeja, criadora do site "Pequeno Gourmet", especializado em alimentação saudável infantil, listou 5 dicas para ajudar os pais. Confira: 

1) Diversifique o preparo 

“Além de variar os ingredientes, vale a pena revezar no modo de preparo das receitas", recomenda Camila. Por exemplo, você pode colocar um fio de azeite ao assar um ingrediente. Isso vai dar sabor e textura diferentes. Também é possível substituir água por caldo de carne ou até mesmo suco de laranja. 

2) Explore diferentes texturas, cores e sabores

Um dos fatores mais importantes na formação do paladar é a variedade. Ofereça alimentos com diferentes texturas, cores e sabores para que desde muito nova a criança começa a se acostumar e gostar de frutas, legumes e verduras. "É preciso haver equilíbrio na oferta dos alimentos, sem priorizar nenhuma textura, sabor ou cor", orienta Camila.

+ 11 truques para seu filho comer melhor

3) Utilize os mesmos ingredientes dos pratos dos adultos

Para fortalecer os hábitos saudáveis em toda a família é interessante preparar a papinha do bebê com os mesmos ingredientes que serão usados para os adultos da casa. Além de ganhar tempo na rotina e diminuir os gastos, os pequenos terão um exemplo saudável em casa.

4) Apresente os alimentos

Sempre que possível, apresente os ingredientes à criança, falando o nome e explicando por qual motivo está colocando na comida. "Os alimentos devem fazer parte da rotina e a abordagem não precisa ser feita somente na hora das refeições", diz.  Ainda que em tom de brincadeira, é possível ensinar a importância de consumir diferentes tipos de alimentos. Também é interessante levar os pequenos a feiras e hortifrutis. 

 5) Deixe a criança brincar

Durante o preparo, permita que a criança pegue na comida e até monte o próprio prato. Não se incomde com a sujeira! Isso também faz parte do processo de aprendizagem e entendimento do alimento. Para deixar o momento mais divertido, coloque uma música no ambiente ou faça refeições temáticas. Assim, a alimentação saudável entra na rotina de forma mais fácil. 

+ Como fazer seu filho comer verduras e legumes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.