Tamanho do texto

Espirros, sustos e soluços são comuns em recém-nascidos. Veja outras situações que preocupam os pais, mas são completamente naturais

Pais de bebês recém-nascidos, principalmente aqueles de primeira viagem, costumam ter uma série de questionamentos a respeito de situações pelas quais os filhos passam nas primeiras semanas de vida. Além disso, a falta de conhecimento pode contribuir para que fatos comuns sejam motivo de peoupação.  

+ 12 questões que tiram o sono de mães de recém-nascidos

Bebês recém-nascidos podem soluçar, espirar e descamar com certa frequência.
Pinterest
Bebês recém-nascidos podem soluçar, espirar e descamar com certa frequência.

As pediatras do portal "Saúde4Kids", Ana Laura Kawasaka, Fernanda Viana e Rafaella Gato Calmon elencaram as 10 principais observações que assustam os pais, mas que são normais, e explicaram porque acontecem:

1) Espirros constantes

O espirro é uma formas de defesa do organismo para livrar as vias aéreas de partículas indesejadas. Por isso, o bebê pode espirrar com maior frequência nos primeiros dias de vida para eliminar resíduos de líquido amniótico e secreções do parto.

2) Cocô "explosivo"

Alguns pais se surpreendem, e até se assustam, quando estão com o bebê no colo e de repente escutam um barulho e sentem a fralda vibrar. Mas isso é normal, as fezes de um recém-nascido são líquidas e podem sair em jato,  fazendo um grande barulho na fralda. 

3) Mamas aumentadas

Alguns bebês podem apresentar leve crescimento do tecido mamário, isso desaparece com o tempo e acontece por conta dos hormônios da mãe. Esse excesso de hormônios materno também pode provocar pequeno sangramento vaginal nas meninas. Não é preciso se preocupar, tudo isso é momentâneo. 

4) Crosta láctea

Dias após o nascimento, alguns bebês podem apresentar uma espécie de caspa. Na verdade, isso é chamado de crosta láctea ou dermatite seborreica infantil e acontece pelo excesso de oleosidade na pele. Para retirar é indicado passar óleo vegetal nas crostas antes do banho, removendo o produto com água delicadamente. 

+ Oito regras de etiqueta para visitar o recém-nascido

5) Sustos

Você vai perceber que o bebê parece tomar "sustos" ao longo do dia, tanto por barulho quanto por movimentação. O que acontece é o chamado reflexo de moro e começa a diminuir no segundo mês de vida.

6) Genitais inchados

Assim que nascem, os genitais dos bebês apresentam certo inchaço. Com os dias, isso diminui e, por isso,  o bebê perde peso logo na primeira semana de vida. 

7) Estrabismo

É durante os primeiros seis meses de vida que o bebê treina a musculatura responsável por controlar os olhos. Por isso, é comum que eles apresentem um pseudoestrabismo, que é a falsa impressão de que a criança é vesga. Bebês com base do nariz mais larga ou pregas no canto dos olhos também podem ter isso 

8) Soluços

Assim como no caso anterior, o músculo do diafragma, responsável por comandar a respiração, ainda não foi totalmente controlado. Por isso, é comum ocorrer contrações sem motivo algum e com certa frequência, resultando em soluços. 

9) Respiração ofegante

Controlar a respiração também faz parto do aprendizado dos bebês. Nos primeiros meses de vida, é comum que eles apresentem a respiração é irregular, qee vai de profunda a superficial e de rápida a lenta em segundos. 

10) Descamação na pele

Como o bebê passou meses dentro da barriga e envolto por líquido, a pele resseca rapidamente ao nascer. Por conta disso isso é comum a pele dos bebês recém-nascidos descamar, principalmente em pés e mãos. Quanto maior a idade gestacional mais provável que aconteça.

+ Entenda as causas, os sintomas e veja como tratar a depressão pós-parto


    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.