Para conseguir se adaptar ao desenvolvimento do bebê, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças no período da gestação.  Por conta disso, é comum que as mulheres sintam dores, desconfortos e cólica na gravidez. 

Sangramento na gravidez: veja os principais riscos e como evitar

Ter uma alimentação saudável pode ajudar a evitar cólica na gravidez
Creative Commons
Ter uma alimentação saudável pode ajudar a evitar cólica na gravidez












A ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler explica que a cólica na gravidez no início da gestação pode indicar a adequação do corpo da mãe ao crescimento do bebê. Já nas últimas semanas podem revelar um sinal do início do trabalho de parto. "O primeiro e o terceiro trimestre da gravidez são as épocas mais sujeitas a cólicas", diz. 

Causas

Vários fatores e mudanças do organismo podem ocasionar as cólicas no período gestacional. Segundo a ginecologista, o crescimento do útero e a adaptação do corpo à implantação do embrião são alguns dos motivos. Além disso, as cólicas podem indicar acúmulo de gases no intestino por conta da má digestão. "Também há movimentação do bebê dentro da barriga ou do peso dele que pressiona os músculos, ligamentos e as veias causando dor e desconforto", explica. 

Doenças na gravidez: especialista lista as cinco mais perigosas neste período

Riscos

Como sentir cólicas nesse período é comum, na maioria dos casos não há risco ao desenvolvimento do bebê. "Em outras situações em que as dores são mais fortes, persistentes e acompanhadas de febre, sangramentos, calafrios, vômitos e dor ao urinar devem ser comunicadas imediatamente ao médico", ressalta a médica. Segundo ela, dores com essas características podem prejudicar e até colocar em risco a saúde da mãe e do bebê.

Como aliviar?

"Para aliviar as dores, primeiro é preciso identificar o problema", orienta Maria Elisa. De acordo com a ginecologista, quando a causa da cólica é simples, o problema pode ser resolvido com a ingestão de alguns medicamentos específicos para gestantes.  

Adotar algumas práticas no dia-a- dia também podem ajudar a aliviar as dores. Por exemplo: fazer massagens relaxantes, consumir alimentos saudáveis, ingerir muita água, abstinência sexual e repouso.

A ginecologista também orienta que remédios caseiros não sejam usados para amenizar a cólica na gravidez sem recomendação médica. 

Menstruação atrasada e muito mais: veja 10 sintomas de gravidez

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!