Tamanho do texto

Maus hábitos podem ser a causa da alergia em bebês e crianças. Saiba o que mudar para melhor a saúde dos pequenos

Você sabia que mais de 40 milhões de brasileiros têm problemas respiratórios? E mais, que o ácaro é responsável por 75% dos casos de alergia no Brasil? São pequenos aracnídeos que vivem e se proliferam no ambiente doméstico. Por isso, não se assuste se seu filho apresentar algum problema alérgico. É mais comum do que você imagina! 

A roupa pode ser a responsável por aquela alergia que tanto incomoda

Filho alérgico: ácaro é o responsável pela maioria dos casos.
Thinkstock/Getty Images
Filho alérgico: ácaro é o responsável pela maioria dos casos.














Esses dados também revelam que ao  contrário do que se costuma pensar, a genética não é a única responsável por alergias. Filhos de pais com doenças alérgicas têm sim mais chance de apresentar algum tipo de alergia, mas os genes do DNA não são causadores exclusivos. Outro fator que interfere muito na propensão de ter um filho alérgico  são os hábitos adotados pela família no dia-a-dia. 

Caso a criança tenha doenças alérgicas e respiratórias, algumas mudanças na casa podem melhorar a qualidade de vida dos pequenos com propensão alérgica . Confira as dicas do especialista Felipe Prado, da empresa Sterilair: 

+ Alergias respiratórias também afetam crianças menores

Limpeza da casa

Manter a casa sempre limpa é essencial para evitar alergias . Usar pano úmido no lugar da vassoura faz com que a poeira seja retirada sem ser espalhada no ambiente. Além disso, é importante manter brinquedos e objetos que as crianças manuseiam com frequência limpos.  

Perfume

Você tem o costume de usar produtos com perfume para limpar a casa? O cheiro forte pode causar alergia e insificar os problemas respiratórios das crianças. Por isso, escolha os neutros e sem cheiro.    

Piso frio

Opte por piso frio. Tapetes e carpetes podem até deixar a casa mais bonita, mas acumulam poeira e são um foco de concentração de ácaros

Cortinas

Da mesma forma que carpetes e tapetes, cortinas de pano também podem ser um foco de ácaro na casa. Persianas de madeira ou alumínio são fáceis de limpar e podem ser uma boa alternativa para o quarto das crianças.

Esterelizar o ambiente

Você sabia que um esterelizar o ambiente chega a eliminar até 99,9% dos microorganismos que fazem mal do local?  Assim, o ar fica mais puro e melhora os problemas de respiração do seu filho alérgico. 

 +  Cuidados especiais com as crianças durante o tempo seco


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.