Tamanho do texto

Seja o Dia das Crianças, ou até mesmo um fim de semana livre, veja programas para fazer com os pequenos e estreitar a relação com os filhos

Na correria do dia-a-dia, nada melhor para os pais do que aproveitar um dia de folga para realizar programas divertidos com os filhos.  No Dia das Crianças , o programa pode até servir como presente para o pequeno. Ele com certeza vai adorar passar mais tempo com os pais. Veja algumas opções do que fazer com os filhos para aproveitar um dia livre:

Piquenique

Em um dia ensolarado, um dos programas mais diferentes e divertidos é realizar um piquenique em um parque
Thinkstock
Em um dia ensolarado, um dos programas mais diferentes e divertidos é realizar um piquenique em um parque

Se o dia estiver ensolarado, nada de ficar dentro de casa, procure programas ao ar livre! Pegue algumas comidinhas que seu filho goste coloque em uma cesta e vá para um parque perto de sua casa para curtir o dia em um delicioso piquenique.

Em um local aberto e com muito verde, é legal que os pequenos possam se divertir . Por isso, além dos doces e salgados, não esqueça também de levar brinquedos -  que podem ir desde o boneco preferido dele, até bola e bicicleta - para aproveitar o local aberto.

Piscina

Também para aproveitar o sol, que tal curtir uma piscina? Se você morar em um prédio que tenha, fica mais fácil, mas não é essencial. Se não tiver uma piscina tão fácil, experimente também ir a um parque aquático ou clube da cidade. Pode ter certeza que o pequeno vai adorar se refrescar e brincar com os pais ao mesmo tempo.

Viagem rápida

Com um pouco mais de planejamento também é possível fazer uma viagem rápida de apenas um dia: o famoso “ bate-volta ”.

Dessa maneira, não tem desculpa para quando o feriado cair no meio da semana, ou se a família tiver apenas um dia de folga. Confira alguns destinos para uma viagem bate-volta, saindo das principais capitais do País .

Passeios culturais

Os programas culturais também são bem-vindos: cinema, teatro, museus e livrarias são opções
Creative Commons
Os programas culturais também são bem-vindos: cinema, teatro, museus e livrarias são opções

Outros passeios mais simples com os pequenos podem ser realizados em dias de folga. Se a criança é mais do tipo “nerd”, experimente levá-la ao teatro , cinema ou uma exposição de arte . Veja a programação cultural de sua cidade ou região para divertir as crianças com um pouco de cultura.

Se seu filho já souber ler , é interessante até passar em uma livraria pelo caminho para que escolha um presentinho.

Filmes em casa

Se o dia estiver chuvoso, ou não tiver programado sair de casa basta abusar dos DVDs ou serviços de streaming on-line para fazer uma sessão de cinema em casa .

Faça pipoca ou outros quitutes para comer, e veja os filmes preferidos do seu filho, aqueles que os pais nunca têm tempo de ver durante a semana e acabam adiando.

Reunir os amigos

A festa do pijama é um dos programas recomendados para reunir as crianças em casa
Thinkstock Photos
A festa do pijama é um dos programas recomendados para reunir as crianças em casa

Que tal aproveitar a folga para reunir os amigos das crianças em casa? Com vários pequenos unidos, a diversão é garantida. Faça uma pequena festa com brincadeiras e até atrações para eles. Uma ideia, se eles puderem dormir juntos, é realizar uma festa do pijama .

Cozinhar

Esta pode ser uma ótima oportunidade para se divertir com as crianças de uma maneira inusitada. Pode ter certeza que elas vão adorar colocar a mão na massa e ao fim do dia ainda ver o resultado da “brincadeira”.

Por mais que pareça coisa de adulto os pequenos também podem cozinhar, basta tomar alguns cuidados específicos e selecionar as receitas adequadas para eles.  Veja algumas dicas que podem te ajudar.

Brincar muito

Brincar com as crianças é um dos programas para estreitar a relação entre pais e filhos
Thinkstock/Getty Images
Brincar com as crianças é um dos programas para estreitar a relação entre pais e filhos

No final, os programas que serão realizados não é o mais importante. O principal, seja nos Dia das Crianças ou em algum dia de folga, é aproveitar a companhia do seu filho e se divertir com ele com mais tempo do que nos dias úteis. Você pode apenas passar o dia, participando das brincadeiras preferidas do pequeno, ou até mesmo  criar alguns brinquedos com materiais simples, em sua própria casa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.