Tamanho do texto

Especialista pode trabalhar o excesso de timidez, a ansiedade, a preguiça, a agressividade e até a depressão. Descubra de que forma atua um coach

O termo coaching é muito usado no mundo empresarial e é conhecido como uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que ajuda tanto o profissional quanto a empresa a conquistarem objetos pessoais e profissionais. A novidade é que esse método está expandindo para outros ramos e atualmente é capaz de ajudar até no desenvolvimento infantil.

Coaching desenvolve trabalhos que ajudam a criança
Getty Images
Coaching desenvolve trabalhos que ajudam a criança


Os marcos do desenvolvimento infantil

Essa metodologia é capaz que trabalhar o excesso de timidez, a ansiedade, a preguiça, a agressividade, a insegurança, o medo, a carência, a apatia, o desinteresse, a teimosia e até a depressão. “Esta nova modalidade do coaching contribui para o desenvolvimento infantil, pois trabalha no fortalecimento das capacidades, talentos, inteligência emocional e do processo de descobertas”, afirma José Roberto Marques, master coach senior e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Benefícios

Segundo José Roberto, os benefícios são inúmeros e durante o processo há mudanças comportamentais positivas. Também há melhora na comunicação, no desenvolvimento cognitivo. O método estimula o raciocínio lógico e aumenta a capacidade de foco e concentração.

“O coach (profissional devidamente habilitado) aplica processo no coachee (cliente) que envolve técnicas e ferramentas que farão com que ele defina objetivos concretos, bem como defina suas prioridades, elimine distrações e barreiras limitantes”, explica o profissional.

Vantagens neurológicas

Outras vantagens estão ligadas a questões neurológicas . O coach explica que com o desenvolvimento da criança, a oxigenação das células neuronais aumenta, facilitando o aprendizado. A área cerebral límbico-emocional também é estimulada e, com isso, os neurotransmissores são produzidos com mais frequência.

“A metodologia não ensina apenas a superar uma dificuldade, mas provoca um desafio na criança para que ela possa ter consciência de suas capacidades”, afirma José Roberto.

9 erros dos pais no desenvolvimento da fala das crianças

Como funciona?

Ficou interessado em contratar um coach? A princípio é feita uma entrevista com os pais e nesse momento o profissional identifica os traços do comportamento e da personalidade da criança. Depois, será definido de que forma irá trabalhar durante esse processo. Só então que a aplicação começa efetivamente, através de diálogos, dinâmicas e brincadeiras, sempre se adequando ao público-alvo.

“O objetivo é permitir uma conexão lúdica, cativante e divertida do eu interno da criança para que seja possível promover o desenvolvimento e a sociabilidade com saúde e felicidade”, afirma o coach.

As sessões com o profissional podem acontecer semanalmente, quinzenalmente ou até mensalmente, tudo vai depender do caso. Para estimular o pequeno, o coach pode desenvolver as técnicas na casa da criança, em ambientes mais voltados para o universo infantil ou em locais públicos como parques.

Coach: Como casais podem evitar brigas por causa de dinheiro

Auxílio necessário

Para José Roberto, seria interessante para qualquer ser humano passar por um coaching. “É importante ter alguém que nos ajude a encontrar o rumo aos nossos reais objetivos, eliminando tudo àquilo que atrapalha nossa vida, focando no realmente importa”, conclui.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.