Tamanho do texto

Psicopedagoga listou algumas atitudes simples que vão estreitar a relação dos pais com as crianças mesmo com a correria e o cansaço do dia-a-dia

Você tem dado atenção para seus filhos? É normal depois de um dia atarefado ficar esgotada, mas é preciso guardar um pouco de energia para brincar, ajudar nas lições de casa e conversar com a criança. Em meio a trabalho, trânsito, afazeres de casa e outras responsabilidades é difícil acreditar que ainda sobre tempo para algo, mas é, sim, possível dar mais atenção aos pequenos, basta  seguir algumas dicas.

Para estreitar a relação de pais e filhos é preciso dar atenção a criança
Pinterest
Para estreitar a relação de pais e filhos é preciso dar atenção a criança


8 atitudes para ser um bom pai

Para ajudar os pais, a psicopedagoga e fonoaudióloga Sheila Leal, criadora do projeto Filhos Brilhantes, concorda que, com a correria, a relação entre pais e filhos  pode ficar complicada. “Estar presente parece ser uma coisa boba para alguns, mas faz muita diferença na vida de uma criança. Para ela te ouvir é preciso estar presente de corpo, mente, espírito, foco e atenção”, explica a especialista.

Para auxiliar nessa difícil missão, a psicopedagoga listou algumas dicas para os pais ficarem mais próximos dos filhos e não perderem nenhuma fase dos pequenos. 

Caminho para a escola

Aproveite esse momento para conversar com a criança para aumentar o vínculo e demostrar que você realmente se importa com o que está acontecendo com ela. “Pergunte como ela está na escola, cante uma música favorita e até mesmo peça para ele ler as placas das ruas”, aconselha Sheila.

Jantar em família

É um momento importante que o filho percebe a união da família . Nada de celular ou aparelhos eletrônicos! O jantar deve ter interação e conversa. . “Conte como foi o dia no trabalho, o que você gostava de fazer quando tinha a idade dele, e com isso crie mais aproximação”, diz.

Dicas para diminuir impacto da ausência temporária dos pais na rotina da criança

Fazer compras

Uma atividade que faz parte da rotina de toda casa pode ser um momento divertido para as crianças. Sheila indica ir junto com os pequenos ao supermercado. “Peça para seu filho te ajudar a fazer lista de compras, identificando quais são os alimentos que faltam, e depois peça para que ele ajude nessa missão”. Fazer comprar vai ser algo bem mais prazeroso.

Hora de dormir

Coloque as crianças para dormir e aproveite para ler um livro para ela, pode ser um pouco por dia, assim ela ficará esperando o momento da leitura para saber o final. “As crianças costumam enxergar seus pais como super-heróis. Quando for contar uma história aproveite para viver o personagem e deixar a trama mais divertida, mude o tom da voz, dê um ar de suspense e envolva seu filho, faça ele se sentir como um personagem também”, explica Sheila.

Passeios em família

Reserve um tempo para passear e brincar com o filho no final de semana. Pode ser um piquenique no parque ou brincadeiras ao ar livre, como jogar bola ou andar de bicicleta. “Brincar faz com que a criança amplie a capacidade corporal, tenha consciência do corpo dela e do outro e tenha a percepção de espaço, que são fatores essenciais para o aprendizado infantil” ressalta a especialista.

12 dicas práticas para lidar com a birra

Sheila completa dizendo que estar presente na vida dos filhos é muito importante para a estreitar a relação. “Mesmo que sejam apenas 15 minutos, esse tempo deve se tornar frequente, principalmente porque a qualidade do contato é mais importante que a quantidade. Aproveite intensamente cada momento com seu filho e divirta-se”, completa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.