Na hora de organizar a festa infantil, os pais têm muito com o que se preocupar . Tema, decoração, local, convidados e, claro, a comida. Geralmente, em festas infantis há adultos e crianças como convidados e pode ser difícil agradar os dois públicos com os salgados e docinhos para festa.
Geralmente as crianças comem pouco na festa, mas quem resiste a um docinho? Ao pensar em docinhos para festa infantil, leve em consideração quais mais agradam as crianças. Além do brigadeiro tradicional, outros doces clássicos e com confeitos coloridos são os mais queridos pela criançada, revela o Flávio Kawakami, da Confeitaria KKO Gourmet.
Mas é preciso ter alguns cuidados ao preparar comida para os pequenos. O primeiro deles é não servir doces que contenham bebidas alcoólicas na composição. E se você tem o hábito de acrescentar rum, uísque ou qualquer outra bebida a uma receita tradicional de doce, evite neste caso.
Também é preciso ter atenção especial às restrições alimentares da garotada. O chef recomenda que se tenha sempre opções sem lactose, por ter crianças intolerantes a esse nutriente, e também doces sem açúcar, pois há pequenos com diabetes.
“É muito importante lembrar que os doces devem ser servidos em embalagens que não ofereçam nenhum risco de serem ingeridas”, lembra Flávio, que recomenda que os docinhos sejam distribuídos em uma mesa mais baixa, que seja acessível às crianças, caso não opte por garçons que os sirvam ao longo da festa.
Veja algumas receitas:
Brigadeiro
O brigadeiro
é o doce mais clássico das festas infantis, e também é super fácil de fazer. Ele leva leite condensado, manteiga e chocolate em pó. Pode ser servida em pequenos potes de plástico ou, da forma mais tradicional: enrolado e coberto com confeitos de chocolate.
Bicho de pé
Outro docinho bastante comum é o bicho-de-pé, ou brigadeiro de morango. Em vez de chocolate em pó, acrescente gelatina de morango à mistura.
Cupcake
Os cupcakes de diversos sabores são opções criativas e divertidas para a festa infantil. Este doce ainda pode virar atração na festa. Faça apenas os bolinhos - siga a receita de bolo comum, mas disponha em forminhas menores - e deixe a decoração por conta das crianças!
Cakepop
Feito a partir de uma mistura de bolo, brigadeiro e pirulito, o cakepop também pode ser preparado com ajuda das crianças. Basta despedaçar um bolo e misturá-lo com brigadeiro para ter a matéria prima deste pirulito. Depois, cubra com chocolate e confeitos para agradar ainda mais os pequenos.
Mas se desejar ser mais criativo e fazer outros doces, Flávio dá a dica: doces a base de chocolate fazem sucesso: “Nesse caso, sempre optar pelo chocolate ao leite, que tem maior aceitação entre as crianças do que o chocolate meio amargo.”
Ele também dá uma lista de ingredientes que são geralmente rejeitado pelas crianças: “coco, frutas secas e doces que contenham algum ingrediente cítrico como, por exemplo, limão, maracujá entre outras”. Por isso, evite o clássico beijinho e aquelas versões alternativas de brigadeiros que os adultos adoram como docinhos para festa infantil. Ele ainda diz que outro doce que os pequenos costumam não gostar são os que têm morango ou uva como recheio. Na dúvida, prefira o clássico chocolate.