Tamanho do texto

Como higienizar a boca da criança? A partir de quando? Veja o que especialistas falam sobre estas e outras dúvidas sobre os dentes de leite

Entre as diversas dúvidas que as mamães e papais têm com relação as crianças, uma delas é como cuidar dos dentes de leite dos pequenos. Os dentes temporários exigem cuidados especiais, mas bem parecidos com os dos adultos. Tire todas suas dúvidas com especialistas:

10 dúvidas comuns sobre dentição de leite

Veja quais são os cuidados que são necessários para ter com os dentes de leite das crianças
Reprodução
Veja quais são os cuidados que são necessários para ter com os dentes de leite das crianças

Quando começar a cuidar dos dentes das crianças?

O primeiro passo é a higienização. Antes mesmo de os primeiros dentes de leite nascerem, é preciso começar a cuidar da higiene bucal da criança. A odontopediatra Alessandra Souza indica dedeiras dentais de silicone para realizar a limpeza até para os bebês recém-nascidos . Segundo a especialista, elas são confortáveis para os pequenos e ajudam a evitar doenças como a candidíase oral , que é causada por fungos.

A partir do nascimento dos primeiros dentes de leite, a limpeza já pode passar a ser feita com escovas de cerdas macias e cabeças pequenas – específicas para essa faixa etária – com pasta de dente , segundo Alessandra.

Flúor e pasta de dente

Já houve muita polêmica sobre o uso ou não de flúor em cremes dentais para as crianças. Antes, não era claro se a substância deveria ou não ser usada pelos pequenos e se isso traria algum risco. Agora, o flúor é recomendado. “A Associação Brasileira de Odontopediatria e a Associação Americana de Pediatria indicam o flúor desde os primeiros dentinhos do bebê”, explica Alessandra.

A odontopediatra Thelma Parada faz ainda um alerta aos pais. Eles precisam prestar atenção para ver se a criança engole ou não o creme dental com flúor. Se isso acontecer, há o risco de fluorose – uma alteração no esmalte e dentina, que pode causar manchas e até perda de estrutura do dente de leite. Nesse caso, recomenda-se suspender o uso de flúor e optar por uma pasta de dente sem a substância.

Alessandra também fala sobre a quantidade de pasta que deve ser usada pelos pequenos. Até os sete anos, segundo a especialista, apenas o equivalente a um grão de arroz já é o suficiente. 

Fio dental está liberado?

E o bebê tem dois dentes juntinhos? Já é hora de usar fio dental , de acordo com as especialistas. Ele ajuda a retirar os restos de comida que podem ficar na lateral e meio dos dentes.

Amizades começam melhor com um sorriso, diz pesquisa

Cuidado com as cáries

O processo de higienização desde cedo é importante pois os dentes de leite podem, sim, ter cáries , e segundo Thelma, isso é bastante comum por que as crianças pequenas costumam ter resistência a escovação. Por isso, cuidado desde os primeiros meses de vida dos filhos. 

Quantas vezes por dia meu filho deve escovar os dentes?

A frequência de escovação ideal é depois de cada refeição, mas com as crianças, muitas vezes isso é difícil. Por isso, Thelma recomenda ao menos três vezes ao dia, sendo a última obrigatoriamente antes de dormir.

Visitas ao dentista

Por mais que os dentistas possam ser um temor para a criança , é importante levá-los desde cedo a um profissional, de preferência ao odontopediatra. Alessandra afirma que o dentista infantil avaliará as estruturas dos ossos da face das crianças, além de gengiva e mucosas em geral, para verificar se está tudo certo, mesmo antes de os dentes de leite nascerem. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.