Saturno entra em retrogradação dia 29 de junho e vai até 15 de novembro
Divulgação
Saturno entra em retrogradação dia 29 de junho e vai até 15 de novembro

A partir do dia 29 de junho até o dia 15 de novembro, Saturno, o planeta associado ao tempo, responsabilidade e estrutura, entra em seu período retrógrado. Trazendo uma oportunidade única para reflexão e crescimento pessoal, o fenômeno astrológico vem para abalar estruturas e repensar ações.

Durante o período de Saturno retrógrado, que se relaciona diretamente com o signo de Capricórnio, a percepção de tempo estará profundamente afetada. Ele é um convite claro para refletir sobre  a objetivos pessoais e responsabilidades, como comenta Déborah de Obá, consultora esotérica da iQuilibrio: "É comum sofrer atrasos ou sentir que o progresso está parado, mas também é uma oportunidade para corrigir erros do passado e fortalecer os nossos alicerces.”

E como é que fica quem nasce em um período de planetas retrógrados? Tatiana Marinho, também consultora esotérica da iQuilibrio, explica que planetas retrógrados são um fenômeno astronômico aparente onde, devido à diferença de velocidade e perspectiva entre a Terra e o planeta em questão, ele parece se mover para trás no céu, embora na verdade esteja apenas ficando mais lento em relação ao nosso ponto de vista.

"Nascer durante a retrogradação de um planeta significa que a energia desse planeta é vivenciada de maneira mais intensa e pode ser revisitada mais vezes ao longo da vida, pois o planeta passa e repassa no mesmo ponto como um 'rolo compressor' incentivando reflexões profundas, pode ser interpretado também como uma lição de reforço que é passada na escola", diz Tatiana. 

Como identificar no mapa astral o nascimento nesse período? "Para identificar se alguém nasceu durante a retrogradação de um planeta em um mapa astral, procure o símbolo 'R' ao lado do planeta na tabela de posições ou gráfico do mapa", ensina. 

Segundo Tatiana, exceto o Sol e a Lua, que não entram em retrogradação, todos os demais retrogradam em determinados períodos. "Cada um desses períodos pode ter influências distintas em uma pessoa nascida durante essa fase. Mercúrio retrógrado pode afetar a comunicação e o pensamento, Vênus pode influenciar relacionamentos e finanças, Marte pode afetar a energia e a assertividade, Júpiter pode influenciar expansão e oportunidades, Saturno pode trazer lições de responsabilidade e amadurecimento, Urano pode trazer mudanças repentinas e inesperadas, Netuno pode trazer sensibilidade e imaginação, e Plutão pode trazer transformações profundas e poder pessoal", detalha a especialista. 

De olho na retrogradação que vem pela frenta, quais são as consequências de nascer durante a retrogradação de Saturno? Para Tatiana, vai depender da onde ele está também no mapa, pois a casa diz onde ele quer que você mais estruture. "É na casa 4? Então seu maior dever e compromisso de consolidação será com sua família, ancestralidade entre outros assuntos que existem nesta casa, e a resposta pode variar de acordo com o signo que está Saturno e os aspectos que ele faz no mapa", esclarece. 

 E no caso da retrogradação de Mercúrio? Ela pode afetar as habilidades de comunicação e pensamento lógico? Segundo Tatiana, a retrogradação de Mercúrio no momento do nascimento pode resultar em períodos de reflexão profunda, desafios na expressão clara de ideias, podendo ser mais introspectiva à comunicação ao longo da vida. Já no caso de retrogradação de Vênus, o nativo irá reavaliar constantemente seus vínculos afetivos e sua percepção de beleza e valores, possivelmente buscando profundidade e autenticidade nessas áreas.

É possível mitigar ou potencializar os efeitos de nascer sob a influência de um planeta retrógrado? "Para mitigar ou potencializar os efeitos de nascer sob a influência de um planeta retrógrado, é essencial focar em práticas de autoconhecimento, reflexão e expressão criativa, além de realizar ações de caridade relacionadas ao planeta, por exemplo: 

●      Sol: Doar trigo, ajudar autoridades ou idosos, oferecer água potável.

●      Lua: Doar leite ou arroz, cuidar de mães e crianças, oferecer alimentos brancos.

●      Marte: Doar alimentos vermelhos, como lentilhas, ou apoiar forças militares e serviços de emergência.

●      Mercúrio: Doar livros ou material escolar, ajudar estudantes ou jovens.

●      Júpiter: Doar alimentos amarelos como grãos de trigo, apoiar atividades educacionais ou religiosas.

●      Vênus: Doar roupas bonitas, apoiar artistas ou causas relacionadas à beleza e ao amor.

●      Saturno: Doar ferro, apoiar os pobres, idosos ou trabalhadores manuais", recomenda a profissional esotérica. 

Confira três dicas práticas para se precaver e aproveitar o Saturno retrógrado

1 - Faça da antecedência sua melhor amiga

Atrasos serão comuns no período de retrogradação de Saturno, que começa dia 29 de junho. Por isso, busque sempre ter em mente os seus compromissos e quais os horários deles. “Experimente colocar alarmes no celular, por exemplo, e anote tudo na sua agenda ou bloco de notas para não esquecer do que deve fazer naquele dia ou semana. Saturno mexe com o tempo, então se antecede.” - comenta Déborah da iQuilibrio.

2 - Saturno desperta interesse e curiosidade

Aproveitar o período retrógrado para aprender algo novo também pode ser muito benéfico para algumas pessoas. “A energia de Saturno desperta o interesse e a curiosidade. Experimente colocar essa energia em um novo hobby ou em si próprio, procure novas coisas de que possa gostar e que sempre teve curiosidade de conhecer.” complementa a consultora da iQuilíbrio.

3 - Autoconhecimento é a chave

A palavra para esse período é “autoconhecimento” Então, invista tempo em você. Déborah de Obá comenta: “Uma das melhores formas de se aprofundar em si é através do mapa astral. Os astros têm muito a dizer sobre a nossa própria personalidade. Saturno retrógrado é o momento perfeito para trazer o mapa e conhecer mais de si.”

Por fim, à medida que Saturno retoma seu movimento direto, a sensação de estagnação começa a dissipar-se, e um novo ímpeto de progresso pode ser sentido. O que foi revisto e reavaliado durante o período retrógrado agora pode ser implementado com clareza renovada e uma compreensão mais profunda das nossas metas e responsabilidades.

"A influência de Saturno não termina aí. Sua energia continua a nos lembrar da importância da perseverança e da responsabilidade. Ele nos exorta a manter o foco, a ser disciplinados e a não fugir dos desafios que se apresentam. Através dessas lições, construímos uma base mais sólida para o nosso futuro, aprendendo a valorizar o esforço e a resiliência", finaliza Déborah de Obá.

 Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!