Sentir culpa pelo jeito que cria o bebê e pelas opiniões que vão surgir se contratar uma babá, ou ter medo do julgamento alheio e carregar a sensação de que não é boa o suficiente, são algumas das várias dificuldades que uma mãe pode carregar. Conhecida como "culpa materna", essa pressão atinge várias mães, incluindo as famosas, que já desabafaram sobre o assunto.
Bárbara Evans
A modelo, influenciadora e atriz Bárbara Evans é mãe de Ayla, de 2 anos, e dos recém-nascidos Álvaro e Antônio. Após dar à luz gêmeos, Evans desabafou sobre a culpa que sentia até mesmo em relação ao carinho e à importância que dava para cada bebê.
"A mãe se sente culpada, nasce um filho e nasce uma culpa. Imagine o 'nasce o terceiro filho, nasce a terceira culpa'. O negócio é ir levando da forma mais leve para não ficar chorando e para conseguir aproveitar. É muito difícil, o coração fica apertado", disse, por meio dos stories do Instagram, em dezembro de 2023.
Tata Werneck
Mãe de Clara Maria, de 4 anos, Tata Werneck já rebateu julgamentos que recebeu nas redes sociais e falou sobre a pressão que algumas matriarcas podem receber durante a gestação, no puerpério e também na criação dos filhos.
"Foi-se o tempo do julgamento. Aberta a era da empatia, da compreensão. Julgar a maternidade do outro é cruel. Dê palpite apenas a quem te pedir. Mães, libertem-se! Sofremos. Lamentamos. Sorrimos. Doamos. Fazemos nosso melhor! E que fique ao nosso lado só quem quiser contribuir e ajudar", disse Tata Werneck, em entrevista ao "Encontro com Fátima Bernardes", em 2020.
Fernanda Paes Leme
A apresentadora, conhecida pela atuação no videocast "Quem Pode, Pod", deu à luz Pilar recentemente e vem experienciando as dificuldades da maternidade. Por meio das redes sociais, na última terça-feira (21), Fernanda contou que se atrasou e não conseguiu amamentar a filha. Por isso, o pai, Victor Sampaio, havia dado mamadeira para a primogênita.
Mesmo sendo uma situação corriqueira, a também atriz disse que se sentiu "culpada" por não ter amamentado Pilar. "Vamos ao relato de uma mãe que ficou chateada achando que a filha esqueceu dela porque ela tomou o meu próprio leite, só que na mamadeira", iniciou.
"Vamos vencendo essas pequenas batalhas. A gente sempre se culpa, sempre vai se culpar, mas, ao mesmo tempo, não gosto de cristalizar as coisas. Passou, e é isso. Bom saber que ela vai tomar o 'tetê' na mamadeira se precisar", desabafou Leme.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp