5 regras de autocuidado que toda mulher deveria seguir

Em homenagem ao Dia Internacional do Autocuidado (26/07), especialistas listaram dicas de como cuidar de si mesma, dedicando-se com mais atenção à sua saúde física e mental

Tire um dia da semana só para você

Segundo a psicóloga Monica Machado, fundadora da Clínica Ame.C, esse tempo será sua válvula de escape para as pressões da vida diária, desde se jogar na cama com um balde de pipoca e finalizar suas séries que você nem lembra onde parou, marcar uma massagem que você estava se devendo, ler um daqueles livros que estão se amontanhando na estante; ou tomar um banho quente e demorado de banheira.

Reprodução/Pinterest

Pratique exercícios físicos moderados

Segundo a psiquiatra geral, Danielle H. Admoni, durante o exercício físico, o corpo libera hormônios e neurotransmissores, como serotonina, noradrenalina, endorfina e dopamina. Nos níveis ideais, estes hormônios aumentam a sensação de leveza e bem-estar, regulam o humor, a memória, a concentração, além de proporcionarem relaxamento e efeitos analgésicos e assim, ajudam no seu bem-estar.

Reprodução/Pinterest

Varie seu cardápio

É importante incluir na dieta alimentos ricos em potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, controladores do equilíbrio iônico, necessário às reações orgânicas, os quais promovem relaxamento e um sono tranquilo, condição ideal para a liberação de mais serotonina. Além disso, alimentos ricos em triptofano (como banana, ovo, leite, chocolate amargo, sementes, grãos, entre outros) ajudam na síntese e no controle da serotonina no organismo, auxiliando a regular o bem-estar da mulher.

Reprodução/Pinterest

Sono de qualidade, sempre!

Uma das razões pelas quais as mulheres têm menos qualidade de sono que os homens é o fato de terem que lidar com maiores demandas, conciliando trabalho, família, casa e vida pessoal. Assim, evite ficar muito tempo em aparelhos eletrônicos antes de dormir, hidrate-se durante o dia, use roupas leves e confortáveis para evitar problemas como depressão, ansiedade e insônia.

Reprodução/Pinterest

Aposte na terapia

De acordo com a especialista Mônica Machado, o caminho para lidar com o desequilíbrio emocional é o autoconhecimento, que pode ser aprofundado por meio da terapia e, ao se conhecer melhor, entender seus gatilhos, conflitos internos e padrões de comportamento, você estará mais preparada para equilibrar suas emoções e, consequentemente, suas atitudes.

Reprodução/Pinterest

iG Delas

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Veja mais Top Stories