Pesquisa aponta que muheres sabem pouco da menopausa
Divulgação
Pesquisa aponta que muheres sabem pouco da menopausa

Uma coisa é fato, toda mulher vai passar pela menopausa! Mas será que as mulheres se preparam para viver essa fase? Será que sabem exatamente o que significa e o que pode acarretar? A Plenapausa, primeira femtech brasileira com foco na saúde da mulher que está na menopausa, foi às ruas de São Paulo para fazer uma pesquisa com as pessoas, entre homens e mulheres, que passavam pela Avenida Paulista, para saber o que cada pessoa sabia sobre o tema. 

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

Na ocasião, Márcia Cunha, CEO da Plenapausa, entrevistou 15 mulheres e 15 homens e a pergunta feita era: você sabe o que é menopausa? pode me explicar? O mais curioso é que as respostas obtidas pelos homens, apesar de serem resumidas, vinham com detalhes mais profundos, como a explicação do fim da ovulação e mudanças hormonais. Já a maioria das mulheres responderam de forma mais rasa, com foco nos sintomas físicos, como os “calorões” e ganho de peso. 

A conclusão é que as pessoas, incluindo o público feminino, vêem só a ponta do iceberg quando o assunto é menopausa - algo preocupante. O intuito da femtech em realizar essa pesquisa era justamente saber o quão as pessoas, especialmente as mulheres, sabem a respeito do período menopausal, a fim de reforçar a importância da informação. “Se informar a respeito do assunto em todas as suas diretrizes é a melhor forma de se preparar para passar pelo período de forma mais saudável. É equivocado pensar que a menopausa se resume a sentir calor e parar de menstruar. Vai muito além, e cada mulher pode sentir coisas diferentes.”, destaca Márcia. 

Vale ressaltar que, algumas doenças podem ser desencadeadas nessa fase, por isso, é importante se informar, auto avaliar e estar atenta. Recentemente, um documento realizado e divulgado por sociedades médicas brasileiras, apontou um aumento de 62% em casos de infarto entre mulheres de 15 a 49 anos, em quase três décadas, e a menopausa foi mencionada como um fator de risco, justamente pela mudança hormonal. 

A femtech tem investido cada vez mais em estudos e pesquisas de diferentes formas, para buscar soluções efetivas direcionadas para a mulher na menopausa, que muitas vezes nem sabe que sente algo relacionado ao período. Para Márcia, o autoconhecimento é fundamental para poder identificar as mais diversas mudanças que ocorrem no corpo e no emocional durante essa fase. “Buscar informação é um ato de autoconhecimento, afinal, cada mulher é de um jeito e sentirá o período de uma forma. Saber sobre o assunto, fará essa mulher conhecer mais sobre a menopausa e sobre si, fazendo com que ela busque as ferramentas corretas para aliviar alguns desconfortos, que nem sempre são apenas físicos”, pontua.

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Com a finalidade de promover o bem-estar, segurança, conforto e empoderamento para as mulheres que estão na menopausa, a Plenapausa, lançada em agosto de 2021, oferece, por meio de site e aplicativo, conteúdos informativos, cuidado, apoio, tratamento, roda de conversas, além de uma linha de suplementos que atuam no alívio dos sintomas físicos, que podem ser bem incômodos. 

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas !


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!