Seis passos para ser uma mulher que levanta outras mulheres

Um guia prático para adotar novos hábitos no dia a dia

#1 Sororidade não significa gostar de todas as mulheres e nem concordar com tudo

Você já deve estar cansada de ler ou ouvir falar sobre sororidade. A palavra vem do latim "soror", que significa "irmã". Mas nós não estamos aqui para te incentivar a forçar amizade e nem a passar pano para ninguém. Sororidade é sobre ter empatia e saber se colocar no lugar do outro, antes de julgar. Na prática, é estabelecer uma rede de apoio, para bater de frente contra o inimigo em comum: o patriarcado.

#2 Evite comparações

A gente não precisa diminuir uma mulher para exaltar outra! As qualidades dela não anulam as suas. Essas comparações só farão mal para a sua autoestima. Umas das artimanhas do machismo é a ideia de que somos rivais e estamos sempre em busca de aprovação ou validação masculina. Desde criança, somos bombardeadas diariamente com imagens irreais de corpos "perfeitos", tudo isso de forma calculada e proposital para vender padrões de beleza cada vez mais inalcançáveis. Não existe um só tipo de beleza. E nem um só tipo de inteligência.

#3 A vida não é uma competição

Cuidado para não cair na armadilha da rivalidade feminina! A gente pode (e deve) comemorar as conquistas de outras mulheres. O que mais queremos é ver outras de nós ganhando espaço e ocupando posições de destaque, porque assim, abrirão portas para mais meninas e mulheres que virão depois.

#4 Remova algumas palavras do seu vocabulário

Você já parou para pensar que alguns palavrões mudam de sentido quando são destinados às mulheres? É o caso de "vagabunda" e "vagabundo". No masculino, o termo é usado para se referir àqueles que não gostam de trabalhar, são preguiçosos, enquanto no feminino, a palavra ganha uma conotação sexual, assim como acontece com a maior parte dos xingamentos. "Puta", "vaca", "piranha" e até mesmo "corno", usado para ofender o marido traído, apenas perpetuam essa cultura machista.

#5 Será que a ex dele é mesmo louca?

Ou será que ele é manipulador? Ela era mesmo "surtada" ou ele dava motivos para que ela se sentisse o tempo todo insegura e questionasse os próprios sentimentos? Se o seu namorado chama a ex de louca, cuidado, porque um dia a "louca" pode ser você. Um manipulador vai fazer de tudo para virar o jogo, invalidar a vítima e parecer que ele é o coitado, até que a mulher se sinta culpada, mesmo quando é ele o errado. Também pode mudar de assunto quando pressionado ou fazer chantagens emocionais. É o famoso "gaslighting".

#6 Apoie e consuma outras mulheres

Sabe aquela amiga que está no corre para conseguir juntar uma graninha? Ajude-a a divulgar seu trabalho; É apaixonada por futebol? Então por que não dar a mesma visibilidade para a equipe feminina do seu time do coração?; Assista a series e filmes dirigidos e protagonizados por mulheres; Que tal dar play em uma nova artista hoje?; Vai comprar uma blusinha? Dê preferência para os negócios de empreendedoras locais, em vez de dar ainda mais dinheiro para as lojas de fast fashion; No final, é sempre nós por nós!

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Siga também o perfil do iG Delas no Instagram!

Veja mais Top Stories