Estudo revela a pouca representatividade de mulheres na mídia
FreePik
Estudo revela a pouca representatividade de mulheres na mídia

A imagem das mulheres que se reflete na mídia e a frequência e oportunidade com que elas protagonizam matérias jornalísticas têm sido objeto de estudo em universidades e redações há muito tempo. O tipo de referência feminina que está sendo projetado nas novas gerações e nos futuros tomadores de decisão ainda está distorcido: pouco se fala sobre elas, e muitas vezes de forma tendenciosa. A presença e o tratamento das mulheres na mídia continua sendo um desafio pendente, embora tenha havido avanços nos últimos anos.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Estas são algumas das conclusões contidas no relatório "Mulheres sem nome" realizado pela LLYC no âmbito deste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O estudo aponta ainda que, há 2,5 mais notícias sobre homens do que sobre mulheres e elas são citadas 21% menos nas manchetes, além de sub-representadas, também são mais anônimas. Além disso, quando aparecem, é mais frequente que haja uma menção explícita ao seu sexo ou à sua família e assinam 50% menos em relação aos homens. A economia, a política, a tecnologia e o esporte são os setores onde a lacuna é mais evidente.

Para a preparação deste estudo, a equipe de Deep Digital Business da LLYC analisou 14 milhões de notícias publicadas no último ano com menção explícita ao gênero nos 12 países em que a consultoria está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana). Na pesquisa usou modelos baseados em Transformers e LLM (Large Language Models), bem como técnicas de NLP (Natural Language Processing).

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Para Luísa Garcia, Chief Operating Officer (COO) da LLYC e coordenadora do relatório, a imagem da mulher na mídia está melhorando, mas ainda há um longo caminho a percorrer. “O tipo de referência feminina que estamos projetando para as novas gerações e os futuros tomadores de decisão continua distorcido. Ainda falamos pouco sobre elas e muitas vezes de forma tendenciosa. Estou convencida de que a visibilidade do talento feminino e das mulheres em geral é um acelerador da igualdade", afirma.

As nove manchetes extraídas do relatório são:

1.- As mulheres estão sub-representadas : embora tenha sido detectado um maior e melhor tratamento informativo graças ao aparecimento de correspondentes de gênero, no último ano foram publicadas na mídia 2,5 notícias a mais sobre homens do que sobre mulheres.

2.- São mulheres sem nome : o nome próprio das mulheres aparece 21% menos nas manchetes do que o dos homens. E é 40% menor em temas tão relevantes como esporte, ciência, liderança ou cinema. O leitor se senta diante da notícia de mulheres sem nome.

3.- Meu sobrenome é feminino : a menção explícita ao gênero é 2,3 vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. Quanto maior a menção do "sobrenome feminino", menor a tendência de citar o nome próprio das protagonistas. Esta subordinação semântica as relega a um papel secundário e anedótico.

4.- Os homens assinam mais : na maioria dos países, os homens assinam 50% mais notícias do que as mulheres. As seções de saúde, eventos, sociedade e cultura são onde as mulheres mais assinam, cerca de 45%, enquanto os homens tendem a escrever sobre economia, política, tecnologia e esporte.

5.- Mulheres e suas famílias, ainda inseparáveis nas notícias : a mídia menciona a família 36% mais em notícias sobre mulheres do que em notícias sobre homens, e o faz de maneira objetificante. Há 366% mais menções à família em notícias sobre negócios associados a mulheres do que a homens (4 vezes mais), e 191% no caso da ciência (2 vezes mais).

6.- A imagem ainda pesa : a moda está mais associada a notícias que se referem às mulheres do que aos homens. A forma como elas se vestem é refletida em 1 de cada 25 notícias, 20% a mais do que quando as notícias falam sobre eles.

7.- Dupla vitimização na cobertura da violência sexista : o foco continua na vítima e não no agressor. As mulheres são mencionadas quase 3 vezes mais do que os homens quando se fala em violência e duas vezes mais em situações de assédio. Quando ele é mencionado, é 20% mais provável que o termo "mulher" apareça na manchete em vez de "homem". E se as vítimas são expostas pelo nome, o agressor é muitas vezes escondido por seu pseudônimo.

8.- Esporte, campo de jogo masculino : do altíssimo volume de notícias publicadas sobre esporte, apenas 5% mencionam explicitamente as mulheres. Notícias que tratam de mulheres representam apenas 1 em 20. De fato, o futebol é percebido como masculino em 95% dos casos.

9.- Ser boa não basta, tem que ser excepcional : muitas vezes, a referência feminina refletida na mídia é uma referência de sucesso e excepcionalidade. As notícias sobre mulheres políticas, por exemplo, destacam 50% mais seus acertos e minimizam seus erros em relação aos líderes masculinos. Isso acentua a síndrome da impostora e o burnout naquelas mulheres que consideram ter maior exposição e visibilidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!