Dia Nacional de Tereza de Benguela: quem foi a líder quilombola

Desde 2014, o dia 25 de julho presta homenagem à Tereza de Benguela, que lutou pela comunidade negra e indígena brasileira no período colonial. Data também marca o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

Tereza de Benguela viveu no século 18

Não se sabe o local de origem de Tereza. Ela pode ter nascido no Brasil, mas indícios apontam que há a possibilidade de ela ser originária de algum país da África.

UFRGS/Reprodução

Atuou na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia

Tereza era do Quilombo do Quariterê, mais conhecido como Quilombo do Piolho. Atualmente, corresponde à região de Vila Bela da Guaporé. A população do quilombo tinha em torno de 200 pessoas negras e indígenas que fugiram da situação de escravização das fazendas. O quilombo foi atacado em 1770 pelas tropas de Luís Pinto de Sousa Coutinho, que governava a capitania de Mato Grosso na época.

Reprodução

Líder quilombola

Além de ser engajada fortemente nas ações do quilombo, Tereza era casada com José Piolho, chefe do Quilombo do Piolho (por isso o nome) assassinado por agentes do Estado. Com a morte dele, Tereza assumiu o posto e passou a liderar toda estrutura do quilombo, desde administração até o cultivo.

Márcio Heider/Reprodução

Resistência

Além de ser figura central no quilombo, a importância de Tereza está na maneira como atuou na resistência à escravidão. Ela foi escravizada, mas fugiu, o que fez com que ela organizasse fugas para outras pessoas negras e indígenas escravizadas. O abrigo era dado no Quilombo Quariterê.

Gilda Portella/Reprodução

Rainha Tereza

Por ser uma forte influência para a população negra e indígena, a líder passou a ser chamada de Rainha Tereza – ou ainda Rainha Tereza de Pantanal, já que ela navegava pelos rios da região de barco.

Fundação Cultural Palmares/Governo Federal

Morte de Tereza

Estima-se que ela morreu em 1770, mesmo ano em que o Quilombo do Piolho deixou de existir. Também não se sabe como. Especula-se que ela tirou a própria vida após ser capturada por bandeirantes. Outra versão (e a mais difundida) é de que Tereza foi morta e que sua cabeça foi exposta em um poste alto como lição; pelo contrário, a figura de Tereza de Benguela ficou ainda mais forte como símbolo de resistência.

Márcio Heider/Reprodução

Dia da Mulher Negra foi motivado por Tereza?

Na verdade, não. A data se tornou um símbolo devido a um encontro de mulheres negras de 70 países que aconteceu em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992 para denunciar as desigualdades às quais as mulheres negras latino-americanas e caribenhas enfrentam nas regiões onde vivem.

Reprodução

Quem criou o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha?

O encontro em Santo Domingo deu origem à Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas, que, ao lado da ONU, reivindicou que o dia fosse reconhecido mundialmente para reforçar a luta das mulheres negras nos territórios da América Latina e do Caribe.

UFRGS/Reprodução

Quer mais?

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Ainda não acabou!

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!