Cursos sobre gênero e políticas públicas é oferecido gratuitamente
shutterstock
Cursos sobre gênero e políticas públicas é oferecido gratuitamente

São Paulo, maio de 2021 - O curso Cidade das Mulheres é a primeira formação promovida pela Escola Feminista de Política e Políticas Públicas (EFPP), um espaço online idealizado pela Iniciativa Brasilianas. O curso, realizado em parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, está com inscrições gratuitas abertas até o dia 16 de maio.

A formação online sobre gênero e políticas públicas aborda questões sociais, políticas e econômicas que permeiam a realidade das mulheres brasileiras.

O curso inicia no dia 17 de maio, e conta com uma programação de 20 horas divididas entre aulas e atividades extras. Além das aulas exclusivas para as inscritas no curso, a programação contempla lives abertas ao público sobre temas como os impactos da pandemia nas mulheres e violência política de gênero.

Todas as inscritas serão contempladas e poderão assistir às aulas gravadas conforme a sua disponibilidade. Ao final do curso, será lançada uma publicação digital com uma seleção de textos autorais produzidos pelas alunas do curso. As participantes também receberão certificado.

Serviço:

Curso Cidade das Mulheres
Formato: 5 aulas. Além das aulas, 3 lives estão programadas: dias 17/05, 31/05 e 14/06, com início às 19h.
Onde: Youtube da Brasilianas, aulas apenas para inscritas (link por e-mail). Lives abertas.
Link de Inscrição: http://forms.gle/uUREJKPXMhbytUVC7 até 16/05.
As aulas iniciam dia 17/05. A participante receberá e-mail de confirmação ao final das inscrições.

Módulo 1 - Brasil

Aula 1 - A política e as mulheres - Beatriz Mendes

Conceitos introdutórios e cenário Brasil e Mundo de participação feminina na política. Exemplos de participação, o poder legislativo, executivo, conselhos e sociedade civil.

Aula 2 - Mulheres na Política - Roberta Eugênio, Instituto Alziras

Você viu?

Aprofundamento dos motivos da baixa participação política feminina. Problemas estruturais como racismo, machismo e classismo são abordados. Apresentação de outras realidades possíveis. Como incluir mais mulheres na política?

Módulo 2 - Brasil e São Paulo

Aula 3 - Políticas Públicas para Mulheres - Beatriz Sanchez

O que são? Para que servem? O Plano Nacional será apresentado, bem como legislações locais. Quem formula esta política? O que precisamos que seja feito para implementar uma cidade mais feminista?

Aula 4 - Mulheres e a Cidade de São Paulo - Thaisa Torres

Desigualdade na cidade de São Paulo Indicadores da Cidade de São Paulo. Luta das mulheres na cidade e importância da mobilização social para avançar. Direito à cidade e mulheres. O futuro que queremos (com experiências de políticas públicas para mulheres).

Aula 5 - Gestão Pública e Mulheres - Flávia Batista

Panorama das mulheres na gestão pública brasileira e na cidade de São Paulo. Quais ações podem ser adotadas para incluir mais mulheres na administração pública?

Lives

17/05, 19h - Pandemia, mulheres e economia
31/05, 19h - Mulheres, política e violência política de gênero
14/06, 19h - Formação feminista: quem são as mulheres que querem mudar o futuro

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!