Prepare-se: Marte ficará retrógrado a partir do dia 10 de setembro

Planeta é regente da ação, assertividade e início de novos ciclos. Emoções bloqueadas ou reprimidas podem vir à tona revelando antigas feridas

Na Astrologia, Marte simboliza a individualidade e rege a energia para ação, os novos inícios, a assertividade, a agressividade e a competitividade. O planeta fica retrógrado apenas a cada dois anos.

Saiba o que o movimento retrógrado desse planeta pode significar na astrologia
Foto: Pixabay/Reprodução
Saiba o que o movimento retrógrado desse planeta pode significar na astrologia




Este ano Marte ficará retrógrado de 9/10 de setembro a 13/14 de novembro -- porque ele fica um tempo parado no mesmo lugar antes de aparentemente inverter a rota. Todo planeta que fica retrógrado evidencia revisões nos assuntos que ele rege.

Você viu?

Este movimento é desafiador, costuma trazer muitos aprendizados sobre comportamentos inconscientes e reativos. Emoções bloqueadas ou reprimidas podem vir à tona revelando antigas feridas a serem enfrentadas.

Conflitos antigos e não resolvidos podem retornar para serem encarados. Se a situação não pode ser transformada fora, então é hora de mudar nossas atitudes em relação a ela.

Pode ser um movimento catalizador de muitos processos coletivos, inclusive nas questões ligadas ao poder, pois Marte fará quadratura com Júpiter, Saturno e Plutão. Vamos observar em nossas vidas situações opressivas e abusivas para que sejam transformadas. O grande aprendizado é utilizar com maestria a força do nosso guerreiro interno.

As ações infantis, imprudentes, impulsivas e as decisões tomadas às pressas não resultarão bem. Devemos ser mais perseverantes e pacientes, cultivando iniciativas maduras e responsáveis. Vamos tomar cuidado para não invadir o território do outro. Afinal, o mundo não gira em torno de nós.

O que deve ser evitado?

  • A impulsividade, as atitudes egoístas. Conflitos podem gerar prejuízos e dores de cabeça.
  • Essa fase não é aconselhável para inícios de grandes projetos, é melhor desacelerarmos.
  • Melhor evitar cirurgias eletivas também (não emergenciais).
  • Ficar na dependência de outra pessoa, evitar grude e cobranças.


O melhor a fazer:

  • Preparar os novos projetos com estratégia e planejamento.
  • Calcular riscos com realismo e objetividade.
  • Cultivar mais gentileza e cordialidade.
  • Cultivar mais flexibilidade, nem tudo sai como a gente quer nessa fase.
  • Pensar antes de agir.