São Paulo completa 466 anos neste sábado (25), mas você sabe o que isso significa? Astrologicamente falando, quer dizer que a "terra da garoa" é de Aquário, claro! O signo da cidade - que também aparece em outros áreas nesse mapa astral - é bastante representativo, como explica Brendan Orin, astrólogo do Astrocentro, ao Delas .
Leia também: Sol em Aquário é período favorável para romper velhos hábitos e se renovar
O astrólogo diz que não existem registros exatos da hora da fundação da cidade e, por isso, não é possível ter um mapa com todas as características, mas pela data dois aspectos são muito importantes: o Sol em Aquário e a Vênus em Capricórnio.
"Quando prestamos atenção ao signo de Aquário, aquele que representa pessoas altruístas, autênticas e sedentas por liberdade, percebemos a grande semelhança com 'Sampa'. Aquário, também é aquele que é diferente e original. Signo de grandes discussões filosóficas, do avanço científico, da solução dos problemas através do raciocínio e do intelecto", comenta Brendan.
Além disso, o "mapa astral" de São Paulo mostra não apenas o Sol, mas também Mercúrio e Marte em Aquário, o reforça essa questão da diversidade. "Isso significa que pessoas de todas as culturas podem se sentir 'em casa' quando estão em São Paulo, uma cidade repleta de pluralidade e que abraça todas as diferenças."
Já Vênus é o planeta que fala como alguém estabelece suas relações. "Estando em Capricórnio, é notável que a cidade gire em torno do trabalho e do crescimento financeiro. Além disso, as relações podem ser baseadas em interesses mútuos e os sentimentos tratados com certa distância e frieza", completa.
Leia também: Horóscopo Chinês: o que traz o ano do Rato de Metal para amor, saúde e finanças
Você viu?
São Paulo na numerologia: uma cidade sociável e versátil
São Paulo foi fundada em 25 de janeiro de 1554, data que tem a influência do número 5. "O 5 é resultado da soma de 2 (que fala sobre sociedades, relações, do trato com o outro) e 3 (comunicação, velocidade de pensamento, curiosidade, o desejo de estar sempre na moda), reforçando o ar de sensualidade que paira por aqui", diz o especialista.
Pela numerologia, isso também significa que a cidade tem uma energia de liberdade, vida noturna e agitação. Além disso, viagens são favorecidas por esse número, o que torna a cidade muito atraente para os turistas, mas faz com que as pessoas se interessem em conhecer novos lugares.
"São Paulo tem essa energia festiva, mas também atrai romances curtos e relacionamentos efêmeros, além de uma inquietação interior, que pode gerar um desejo inexplicável por mudanças (seja de casa, cidade, profissão, par romântico, área, enfim). O 5 é um número que atrai a versatilidade e um notável bom-humor, com gosto pelas artes e diversões noturnas de todos os tipos."
Leia também: Previsões para 2020: como será o próximo ano para cada signo do zodíaco?
O astrólogo explica que a análise do nome "São Paulo" também mostra questões interessantes sobre a cidade:
Alma: a soma das vogais leva ao número 8, que prenuncia grandes feitos em negócios, capacidade administrativa e um desejo incessante de crescimento material e ascensão profissional. Infelizmente, também fala de defeitos como impaciência, injustiça e desigualdade.
Expressão: As pessoas de fora enxergam a cidade de São Paulo como um polo de originalidade, inovação, pioneirismo e empreendedorismo. Isso tudo se dá pela energia do número 1, através da soma das consoantes. A cidade também pode causar uma impressão de ser intolerante e grosseira, mas tem a ver com uma energia de pressa e impaciência.
Eu interior: Toda essa questão de trabalho, foco no mundo material e ambição escondem um fato importante: existe muito amor em SP. A soma de todas as letras leva ao número 9, que reflete generosidade, apoio para todas as pessoas, aceitação, carinho e arte.