A divisão sexual do trabalho doméstico é a mesma há mais de 20 anos. Enquanto as mulheres gastam em média 21 horas por semana para cozinhar, lavar, passar e organizar a casa, os homens levam metade do tempo nas tarefas domésticas.

Leia também: Para pesquisadores, salário desigual reproduz divisão de tarefas domésticas

Pesquisa do IBGE diz que há mais de 20 anos as mulheres passam mais tempo fazendo tarefas domésticas do que os homens
shutterstock
Pesquisa do IBGE diz que há mais de 20 anos as mulheres passam mais tempo fazendo tarefas domésticas do que os homens

O dado é da pesquisa “Outras formas de trabalho”, divulgada nesta sexta-feira (26) pelo IBGE. Os números indicam que de os homens até estão fazendo mais tarefas domésticas , mas o tempo dedicado ainda não é igual ao das mulheres.

“Os homens se dedicam a atividades mais leves como pequenos reparos enquanto a mulher lava, passa, cozinha, faxina a casa. Com os filhos, a mesma coisa. Eles saem para passear, mas quem dá comida, banho e põe para dormir são as mulheres”, afirma Maria Lúcia Vieira, responsável pela pesquisa. 

Mesmo que a mulher trabalhe fora, ela dedica praticamente o dobro do tempo aos afazeres domésticos, quando se compara com o homem. São dez horas de atividade masculina contra 18,5 horas da labuta feminina.

Se o companheiro estiver desempregado, isso não significa maior empenho aos cuidados com a casa. A mulher que trabalha fora dedica seis horas a mais ao serviço doméstico do que o homem que não tem atividade remunerada.

Você viu?

A pesquisa ainda revela que o Nordeste é a região em que as diferenças entre homens e mulheres mais se acentuam: as mulheres dedicam 22 horas da sua semana ao trabalho doméstico , enquanto os homens destinam menos da metade: 10,4 horas.

Leia também: Como envolver as crianças nas tarefas domésticas

Mais homens estão fazendo tarefas domésticas

Os homens até estão fazendo mais tarefas domésticas, mas ainda não dedicam o mesmo tempo que as mulheres
shutterstock
Os homens até estão fazendo mais tarefas domésticas, mas ainda não dedicam o mesmo tempo que as mulheres

Apesar de existir desigualdade no tempo dedicado ao trabalho doméstico, aumentou a parcela de homens que se dedicam aos afazeres domésticos no país. Em 2017, o número de homens que se dedicam ao trabalho em casa representava 76,4% – tendo eles 14 anos ou mais. Em 2018, esse número foi para 78,2%.

O avanço também foi percebido entre as mulheres. Em 2018, 92,2% delas cuidavam da casa contra 91,7% no ano anterior. Em termos absolutos, porém, elas são de longe a maioria. São 82 milhões de mulheres trabalhando em casa, contra 62 milhões de homens.

Leia também: Desigualdade de gênero no trabalho doméstico só deve acabar em 2228

A pesquisa do IBGE ainda aponta que quanto maior o grau de instrução, mais o homem se compromete com os trabalhos do lar. Entre os que têm superior completo, 85,4% se dedicam a afazeres domésticos. O percentual cai para 74,3% entre os que não têm instrução.

Essa diferença não acontece com as mulheres. Independentemente do grau de instrução, mais de 90% delas fazem as tarefas domésticas .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!