Nesta terça-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo o território nacional. A data é uma referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, marco da resistência do modo de vida dos africanos escravizados que conseguiram fugir.
Leia também: 8 mulheres empoderadas para começar a acompanhar neste Dia das Mulheres
O Dia da Consciência Negra é importante por reconhecer a relevância da população negra para a formação da sociedade brasileira, assim como a força da sua cultura para a constituição da cultura popular do Brasil.
Ainda hoje, muitos anos após o fim da escravidão, trabalhar a consciência racial é fundamental. A melhor forma de fazer isso é consumir informação a respeito do tema para se questionar, sair da caixinha e se desconstruir.
Dia da Consciência Negra: influenciadoras para se inspirar
A data também é uma boa oportunidade para conhecer, apoiar e se inspirar no trabalho de algumas produtoras de conteúdo digital. Pensando nisso, selecionamos 15 influenciadoras para você conhecer e seguir no Instagram. Com diferentes perfis e vivências, algumas ativistas do movimento negro , outras produtoras de conteúdo sobre comportamento e outras sobre moda e beleza, todas falam sobre a vivência da mulher negra na sociedade. Confira:
1. Karla Lopes
A mineira Karla Lopes é conhecida nas redes sociais por escrever sobre beleza negra e comportamento. Em seu blog “Hey Cute”, Karla divide as experiências que vive como mulher negra em textos como “O que é construir a autoestima de uma mulher negra”. No Instagram, a influenciadora compartilha com seus seguidores dicas de produtos, relatos de vivência e detalhes sobre sua rotina.
2. Yolanda Tati
Yolanda Tati é uma produtora de conteúdo de Lisboa, Portugal. Com milhares de seguidores no Instagram e no YouTube, a influenciadora compartilha vídeos sobre comportamento , sempre trazendo um ponto de vista diferente sobre as questões em vídeos colaborativos que publica. Além disso, fala sobre moda e beleza, por exemplo, com seu vídeo “4 looks com turbantes em 4 minutos”.
3. Joice Berth
Joice Berth é arquiteta, urbanista e escritora. Em seu Instagram, fala sobre temas da atualidade que tem relação com a vivência da mulher negra. Com um olhar crítico e politizado, Joice leva informação aos seus seguidores de forma interseccional, ou seja, levando em conta não apenas a questão racial, mas também a questão de gênero e classe. Joice é autora do livro “O que é empoderamento?”.
4. Magá Moura
A fashionista Magá Moura chama a atenção no Instagram pelo seu estilo autêntico e inspirador, compartilhando sempre um cabelo diferente com seus seguidores. Magá também é Relações Públicas e Coolhunter. E se você gosta de moda e música, ela é a pessoa certa para seguir, já que sempre divide as experiências que tem nos festivais que frequenta. Além disso, sempre que possível, Magá aborda questões raciais e de gênero em suas publicações.
5. Luiza Brazil
Luiza Brazil é comunicadora e fashionista. Em sua conta no Instagram, compartilha seu posicionamento sobre as principais questões da atualidade, fala sobre moda e beleza da mulher negra. Luiza atualiza seu site, chamado “Mequetrefismos”, com conteúdo que une moda, comportamento e política.
6. Gabi Oliveira
Gabi Oliveira é comunicadora social, youtuber e ativista. Conhecida por falar sobre dicas de beleza para mulheres negras, a youtuber também fala sobre política e as questões latentes da sociedade. Um dos principais vídeos do seu canal é o “Tour pelo meu rosto”, onde Gabi faz um verdadeiro tour pelos traços negros do seu rosto enquanto fala sobre a vivência da mulher negra.
7. Daniela da Mata
Conhecida por seu inconfundível cabelo de “Cruela”, personagem da Disney, Daniela da Mata é maquiadora e fundadora da “DaMata”, a primeira Escola de Maquiagem para Pela Negra do Brasil. Em seu perfil, compartilha seu dia a dia e dicas de beleza para a pele negra.
8. Ana Paula Xongani
Ana Paula Xongani é uma produtora de conteúdo para o YouTube e Instagram. Nas redes sociais, o tema principal da influenciadora é a maternidade. No entanto, o conteúdo da influenciadora não se reduz a isso. Ana Paula já até gravou um vídeo com o médico Drauzio Varella sobre a saúde da mulher negra. Neste Dia da Consciência Negra, vela seguir!
9. Xan Ravelli
A youtuber Xan Ravelli produz conteúdo para o Youtube sobre beleza, maternidade e relacionamentos. No Instagram, suas publicações são mais voltadas para o dia a dia. Além disso, Xan é mãe de dois, por isso, fala sobre a maternidade sob essa perspectiva.
10. Djamila Ribeiro
A filósofa Djamila Ribeiro é conhecida por ser uma ativista do movimento negro e feminista. Produtora de conteúdo com viés político, Djamila fala sobre as principais questões da sociedade com um olhar crítico e interseccional. Djamila também é autora do livro “O que é lugar de fala?” e consultora do programa de TV “Amor e Sexo”, onde apresenta a perspectiva da mulher negra sobre os pontos levantados pelo programa.
11. Cíntia Aleixo
Cíntia Aleixo é psicóloga e idealizadora do projeto “Um Mundo de Possibilidades Maternas”, onde fala sobre questões ligadas à maternidade, principalmente da mulher negra. Neste Dia da Consciência Negra, seguir o Instagram de Cíntia é ideal para as mamães que se sentem perdidas nessa fase e buscam orientações para essa nova fase que nem sempre é fácil de enfrentar.
12. Nátaly Neri
Nátaly Neri se define como “cientista social em formação, youtuber, vegetariana e feminista buscando reduzir danos”. É conhecida no Instagram e no YouTube por produzir conteúdo com viés político sobre questões de gênero, raça, moda, beleza e alimentação. Nátaly também é idealizadora do recém-lançado documentário Negritudes Brasileiras, que fala sobre a vivência negra no país.
13. Josy Ramos
Se você quer alguém estilosa para se inspirar, a Josy Ramos é a pessoa certa. Assim como Magá Moura, a influenciadora tem um estilo jovem e moderno e compartilha com seus seguidores as produções alegres e coloridas que faz. No geral, o conteúdo de Josy é sobre o seu dia a dia e experiências pessoais. Além de produtora de conteúdo, Josy também é stylist e coolhunter.
14. Roberta Freitas
Se engana quem pensa que Roberta Freitas é apenas ex-bbb. Na verdade, o conteúdo de Roberta mostra que ela vai muito além disso em suas publicações no Instagram e Vídeos no Facebook. A influenciadora digital compartilha tutorais de maquiagem e fala sobre a experiência da mulher negra e gorda na sociedade.
15. Maristela Rosa e Natália Romualdo
As jornalistas Maristela Rosa e Natália Romualdo são youtubers e criaram o canal "Papo de Preta" para falar sobre negritude, aceitação da estética negra e os principais temas da sociedade sob a perspectiva da mulher negra. Se você quer conteúdo informativo sob uma nova ótica, vale a pena seguir!
Estas são apenas algumas indicações para seguir nas redes sociais. Neste Dia da Consciência Negra , sugerimos tirar um tempinho para navegar pela internet e descobrir novas produtoras de conteúdo que possam inspirar e ensinar sob uma nova perspectiva.