Maternal proíbe aluna de três anos de usar vestido por ser ‘inapropriado’

Professoras disseram que a pequena Lola Stonehouse deveria 'se cobrir'; pais ficam indignados com proibição, mas não pretendem mudar a filha de escola

Quem pensa que apenas mulheres adultas são criticadas e julgadas pelas roupas que usam está enganado. A pequena Lola Stonehouse, de três anos, foi proibida de usar seu vestido de verão favorito para ir à escola, pois ele seria “inapropriado” para o ambiente.

Leia também: Síndrome de garota de 9 anos é usada para promover aborto, e mãe se vinga

Foto: Reprodução
Professoras da escola de Lola Stonehouse, de três anos, disseram que seu vestido era inapropriado por não ter mangas


O vestido , de comprimento até o joelho e sem mangas, foi escolhido por Lola e a mãe, Sadie Stonehouse, permitiu, não apenas porque a filha adora a roupa , mas porque na cidade onde elas moram, em Winnipeg, no Canadá, é verão e as temperaturas estavam chegando aos 30ºC.

Entretanto, após deixar a filha no maternal para passar o dia, Sadie recebeu uma mensagem das professoras dizendo que a pequena deveria “se cobrir” ou usar uma camiseta por cima da roupa. A justificativa foi de que aquela que ela havia escolhido era muito cavada, sendo “inapropriada” e desobedecendo as normas de vestimenta da escola.

Pais se revoltam

Em entrevista à emissora canadense "CTV News", os pais de Lola disseram ter ficado indignados com o posicionamento da escola e não sabem como vão explicar à pequena o motivo de ela não poder mais usar o vestido que tanto gosta para ir ao maternal.

Leia também: Universitária sofre machismo e responde tirando a roupa em sala de aula

“Ela não vai entender. Ela vai pensar que talvez ela tenha feito algo de errado, quando ela não fez nada. Então agora ela vai começar a questionar o próprio corpo. Ela tem só três anos para começar a pensar em algo assim”, disse Sadie, reforçando que acredita que nenhuma menina, de nenhuma idade e em nenhum momento deve se preocupar com o quanto de pele ficará exposta ao escolher uma roupa.

Contudo, apesar de discordar do ocorrido, os pais de Lola não pretendem mudá-la de escola e se veem obrigados a obedecer a “regra”. Eles apenas pedem que a instituição reveja suas políticas.

Leia também: Pilota de avião relata comentários machistas e abre debate sobre estereótipos

A emissora procurou o diretor da escola de Lola em busca de um posicionamento sobre a proibição de seu vestido , mas ele se recusou a comentar.