Infelizmente, as mulheres ainda precisam conviver com situações de machismo , seja em casa, na universidade, em locais públicos ou até mesmo no ambiente de trabalho. A pilota de avião identificada apenas como Charlotte, por exemplo, ouviu comentários desagradáveis de dois passageiros durante um voo e decidiu compartilhar a história no Twitter.
Leia também: Universitária sofre machismo e responde tirando a roupa no meio da sala de aula
Na publicação, Charlotte relata sobre um voo, no qual foi questionada por dois homens sobre suas habilidades, ouvindo "piadas" sobre o estereótipo feminino de que "mulher não sabe dirigir". "Perplexa que para dois passageiros homens esse tipo de comentário pareceram necessários: 'Não vou fazer nenhuma piada sobre pilotas mulheres' e 'Você é a pilota ? Se eu soubesse, não teria embarcado'. O fato é que eu consigo pilotar um avião, e vocês não."
A profissional diz que, no início, não percebeu o quanto esse tipo de "brincadeira" poderia ser considerado machista. "Estou acostumada com esse tipo de humor, minha reação, claro, foi ser profissional, então eu ri e perguntei se eles estavam gostando do voo. Só depois, quando uma funcionária da minha equipe de bordo expressou sua raiva sobre esse comentário, que comecei a pensar. Por que isso é normal?"
"É esse tipo de atitude que coloca outra barreira no caminho das mulheres e faz com que elas não entrem em carreiras geralmente dominadas por homens. Isso não deveria existir! Eu posso ser uma pilota e ele também pode. Não tem diferença", desabada.
Entretanto, Charlotte afirma que não está se sentindo ofendida ou desanimada pelos comentários dos passageiros . "Estou triste pelo fato de que algumas pessoas ainda agem dessa forma e que elas pensam que tudo bem fazer esse tipo de comentário para uma mulher."
Leia também: Alvo de machismo, jovem vai ao Polo Sul para dar resposta brilhante aos "haters"
Publicação da pilota viraliza nas redes
A postagem de Charlotte recebeu mais de 94 mil curtidas e foi compartilhada mais de 12 mil vezes. Também não demorou para que outras pessoas compartilharem suas próprias histórias e mostrassem apoio à profissional:
"Na última vez em que estivemos em um voo, era uma pilota, e um homem na frente disse: 'Eles devem nos dizer se é uma mulher antes de entrarmos'. Eu reclamei alto, ele se virou, olhou para mim, e eu perguntei 'Para que você pudesse assumir pela segurança de todos?'. Até a esposa dele riu", relata uma internauta. "Infelizmente, você vai continuar recebendo mais comentários patéticos como esses, mas felizmente é porque você está fazendo algo que esses caras não sonham em fazer!", diz outra.
Leia também: As 5 mulheres que nos mostram que a luta contra o machismo ainda não acabou
Muitas pessoas no Twitter acreditam que Charlotte é um exemplo de que as mulheres podem fazer o que quiserem. "Como um piloto particular (que teve muitas instrutoras mulheres), sempre fico feliz em ouvir uma voz feminina dizendo 'Boa tarde, aqui é a capitã...". Continue assim e seja um exemplo!", comenta um usuário. "Exemplos são importantes. Digam às crianças que elas podem pilotar aviões quando elas crescerem, como a pilota Charlotte. Desse jeito, elas vão crescer e ver isso como algo totalmente normal... porque é!", afirma outro.