"Hoje, eu penteei meu cabelo". A frase é simples e, em um primeiro momento, até parece boba. No entanto, o contexto no qual foi escrita revela muito mais do que podemos imaginar. As palavras foram escritas por uma garota que sofre depressão e tem o objetivo de mostrar para todos como a doença aparece nos pequenos detalhes do dia a dia. 

Leia também: Como enfrentar uma crise de ansiedade

A jovem compartilhou um relato na rede social as dificuldades da depressão e como a doença se manifesta no dia a dia
Reprodução/Facebook
A jovem compartilhou um relato na rede social as dificuldades da depressão e como a doença se manifesta no dia a dia

Katelyn Marie Todd publicou em seu perfil pessoal do Facebook uma foto em que aparece escovando o cabelo e comemora a vitória de fazer isso pela primeira vez em quatro semanas. "A depressão não é bonita. É sobre falta de higiene, pratos sujos e um corpo dolorido de tanto dormir", escreveu. No texto que acompanha a imagem, a jovem conta que a doença a derrubou de tal forma que ela mal conseguia se cuidar. 

“Eu chorei enquanto lavava e passava o condicionador, porque tinha esquecido como era passar meus dedos pelo meu cabelo. Eu escovei os dentes também, pela primeira vez em uma semana. Minha gengiva sangrou. A água ficou vermelha. Quando saí do chuveiro, não conseguia parar de cheirar meu cabelo e meu braço. Vinha evitando abraçar as pessoas, pois não estava cheirando bem. Estava sempre cheirando como se estivesse na cama há uma semana. Estou sem roupas limpas, por estar muito cansada e triste para lava-las”.

Leia também: Hashtag propõe que mulheres mostrem como se sentem por trás de fotos felizes

Você viu?

Katelyn continua o texto relatando as dificuldades que a doença impõe a ela – como interagir com amigos e a família. A ideia da garota é mostrar aos internautas que o problema se manifesta em detalhes da rotina que podem passar despercebidos por algumas pessoas. 

Por isso, a jovem faz um apelo aos internautas, pedindo que tenham paciência e compreensão com aqueles que enfrentam o mesmo que ela. “Por favor, peguem leve com seus amigos e familiares que estão com dificuldade de encontrar energia para se limpar, sair e para tomarem conta de si. Por favor, por favor, leve eles a sério se comentarem com você sobre isso. Eles estão tentando. Juro que estamos tentando. Veja, eu escovei meu cabelo hoje", finaliza.

Leia também: Desafio de maquiagem faz pessoas reproduzirem transtornos mentais na pele

Repercussão

Até o momento, a publicação de Katelyn sobre a depressão soma mais de 260 mil compartilhamentos e cerca de 20 mil comentários. Várias pessoas parabenizaram a garota pela coragem de compartilhar o relato e outras dividiram que também passam pelas mesmas dificuldades ao enfrentar a doença.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!