Para aproveitar o tempo de estudo é necessário foco . A forma mais indicada para conseguir tal feito é ficar em um lugar calmo, longe de conversas, aparelhos eletrônicos e outras coisas que tiram a atenção, como a música. Certo? Errado! Uma forma das formas de ativar o estado duradouro de concentração é justamente com sons e batidas.

Ouvir música durante o estudo pode aumentar a concentração e o foco
shutterstock
Ouvir música durante o estudo pode aumentar a concentração e o foco


Leia mais: Música para relaxar: veja lista com sons que ajudam a desestressar

“Existem algumas composições de sons e batidas que podem auxiliar bastante, pois trabalham com os dois hemisférios cerebrais para que haja maior atenção e foco, ajudando a pessoa na hora do estudo ”, explica o especialista em aprendizagem acelerada, Victor Ribeiro.

Isso significa que a música não auxilia diretamente no processo de aprender, mas ajuda a aumentar a concentração no momento em que a pessoa estiver estudando.

Tipo de música indicada

As músicas mais indicadas para esse processo, de acordo com o especialista, são as barrocas com batidas bineurais e isocrômicas (Oi?!). Esse tipo de música é muito parecido com a música clássica, tem um ritmo energizante que mistura sonoridades fortes com outras mais suaves e é facilmente encontrada na internet.

“A batidas são inseridas em frequências diferentes e sutis, assim, ao inserir os fones de ouvido, essas frequências vão se ‘fundir’ no cérebro e criar uma frequência única que é mais propícia para quem quer se concentrar e aprender algo”, conta o Victor.

Você viu?

Leia mais: Como escolher músicas para sexo? Ouça algumas playlists e inspire-se

Caso precise de agilidade ou tomar uma decisão, o indicado pelo especialista é ouvir a música favorita , irá contribuir muito. Por outro lado, essa música pode atrapalhar quem pretende passar horas com a cara nos livros.


“A coisa mais importante para o estudante é escolher um tipo de música que não irrite, seja agradável e que funcione como um barulho de fundo . Sem que a pessoa fique cantando ou prestando atenção na letra”, aconselha Victor.

Técnica e treino

O especialista diz que não há segredos para utilizar essa técnica, basta colocar uma música ao começar uma sessão de estudos. Ele alerta que, nas primeiras vezes, a pessoa tende a prestar atenção na música e se desconcentrar, mas em pouco tempo isso dará espaço ao foco e a concentração, e a música passará a ser um plano de fundo .

Leia mais: Monte sua playlist! Saiba como escutar música pode turbinar seu treino

Músicas que costumam tocar em rádios geralmente desconcentram por causa das melodias, mas tudo depende do comportamento e preferência da pessoa. “Tinha uma aluna que conseguia se concentrar escutando rock e metal , então era esse estilo que ela usava na hora do estudo. É uma questão de personalidade”, finaliza Victor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!