Tamanho do texto

De acordo com pesquisa da Editora Positivo, empoderamento foi a palavra mais buscadas no Dicionário Aurélio em 2016. Você sabe o que significa?

A partir de 2015, houve um crescimento no feminismo no Brasil, buscando a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e o empoderamento feminino. Em 2016, esse movimento também esteve presente e refletiu até no dicionário!

“Não podemos parar de falar de violência contra a mulher enquanto não acabar”

A palavra mais buscada no Dicionário Aurélio em 2016 foi: empoderamento, seguida de política e sexo
Creative Commons
A palavra mais buscada no Dicionário Aurélio em 2016 foi: empoderamento, seguida de política e sexo

A Editora Positivo fez uma pesquisa para levantar as dez palavras mais procuradas no Dicionário Aurélio, em 2016. A palavra vencedora do ano foi " empoderamento ". Em seguida, a segunda palavra mais buscada foi "política", um dos assuntos mais movimentados no Brasil em 2016, e é justo que tenha despertado o interesse de muitos. Em terceiro vem "sexo", que é um tema que sempre interessou e vai interessar os internautas, e não só os brasileiros.

O levantamento leva em consideração a busca realizada em ferramentas direcionadas para mais de 2 milhões de estudantes de escolas particulares e públicas de todo o Brasil, que utilizam os métodos educacionais da editora. A pesquisa foi realizada entre 1de janeiro e 14 de dezembro de 2016.

A palavra "empoderamento", é uma tradução do termo original em inglês "empowerment" e é considerado um neologismo  - criação de uma palavra nova, a partir de outras já existentes, seja na mesma língua ou não. Sua criação é atribuída ao educador brasileiro Paulo Freire - segundo o próprio Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

Ela representa o ato ou ação de empoderar-se ,ou seja, de conquistar o poder, consciência social e conhecimento e, com isso, realizar transformações individuais ou de um certo grupo social. 

Vic Ferreira: eu sou feminista, e você?

O diretor geral da Editora Positivo, Emerson dos Santos, afirma que ao fazer uma análise na lista de palavras mais buscadas, é possível perceber que elas estão muito relacionadas com o momento que a sociedade está vivendo.

Curiosamente ele não atribui o motivo de "empoderamento" ser a palavra mais procurada apenas ao movimento feminista: “Algumas palavras como empoderamento, têm diversos desdobramentos, já que neste ano falou-se muito sobre este tema no País, tanto no cenário político, por meio da sociedade que vem buscando seu empoderamento, ou até mesmo a luta das mulheres pela igualdade de gênero”.

Dicionário de crianças colombianas surpreende adultos

Confira a lista completa das palavras mais buscadas no dicionário Aurélio em 2016

1. Empoderamento
2. Política
3. Sexo
4. Racismo
5. Microcefalia
6. Restinga
7. Contradição
8. Amor
9. Verbete
10. Mitologia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.