Tamanho do texto

Trajetória de artista mexicana ficou marcada não só pelos seus quadros, mas por suas roupas e história de vida

Frida Kahlo foi uma artista mexicana que não chamou a atenção apenas por suas pinturas, mas se tornou um ícone feminista e influencia até hoje com suas roupas

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, que ficou conhecida apenas por Frida Kahlo , nasceu em 6 de julho de 1907, filha de um judeu alemão e uma mexicana mestiça.

Frida Kahlo
Museo de Frida Kahlo
Frida Kahlo

Logo ao começo de sua vida, com apenas seis anos de idade, a pequena Frida contraiu poliomielite -  infecção viral também conhecida como paralisia infantil - e, como consequência da doença, ela ficou com o pé direito atrofiado e até ganhou o apelido de "Frida perna de pau".

Mas foi para esconder sua deficiência que ela começou a usar as roupas tão famosas  quando se pensa em Frida Khalo: os trajes tehuana . Típico de índias que vivem em uma região do méxico - chamada Tehuantepec - o traje é composto elas grandes saias estampadas e coloridas que Frida adorava usar.

Uma das roupas de Frida Kahlo
Ishiuchi Miyako
Uma das roupas de Frida Kahlo

As roupas da mexicana também são um exemplo de sua independência. Segundo a história do local, as mulheres tehuana são conhecidas como inteligentes e corajosas, e a sociedade em que vivem é matriarcal. 

A mexicana também é conhecida por suas sobrancelhas unidas e por não retirar os pelos do buço. Essa atitude, no século passado, mostra como ela não se importava com os padrões. Seguindo essa linha, Frida também foi um ícone que representou essas mulheres fortes e independentes. 

Vic Ferreira: eu sou feminista, e você?

Aos 18 anos, em 1925, a artista ainda sofreu um grave acidente de ônibus que a deixou à beira da morte. Com várias fraturas, foram necessárias mais de 30 cirurgias para que ela se recuperasse.

Mais uma vez, um incidente da vida tornou Frida Kahlo a mulher quem ela foi. Foi durante o longo período de recuperação que começou a pintar. Os pais providenciaram a ela um espelho e um cavalete adaptado, assim, ela poderia ser sua própria modelo. A partir daí, começou a pintar autorretratos, que marcaram sua carreira.

Este acidente também marcou seu modo de se vestir. Ela precisava usar um colete de gesso sob as roupas e, então, aproveitava para decorá-lo, como no exemplo abaixo.

Frida kahlo decorava seu colete de gesso
Ishiuchi Miyako
Frida kahlo decorava seu colete de gesso


Em 1929, Frida casou com Diego Rivera. Ela tinha 22 anos e ele, 41, na época do casamento. O relacionamento dos dois foi marcado por muitas brigas, eles até chegaram a se separar oficialmente e voltar. A artista tentou engravidar, mas acabou sofrendo abortos. 

Frida - Filme

Em 2002, uma filmebiografia sobre Frida Kahlo foi lançada. Com o nome "Frida", a produção é assinado por Julie Taymor e tem a atriz Salma Hayek no papel da artista mexicana. A película concorreu a seis estatuetas do Oscar e venceu em duas categorias: maquiagem e trilha sonora. O drama conta a vida da artista desde a juventude até a morte e explora a relação conturbada com Diego Rivera.

Frida Kahlo já teve muitos rostos no cinema, que explora sua vida, obra e amores



    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.