Tamanho do texto

Julia Fraia e Vinicius Bustamante foram até Amsterdam, a capital da bicicleta, e contam como é o dia a dia por lá

Quando pensamos em Amsterdam algumas coisas bem características vem à cabeça: tulipas, maconha, sapatos de madeira, prostituição legalizada e… bicicletas.

Perca a novela: Você é capaz de escapar? Veja o jogo que é febre em NY

Você sabe como é a vida de quem usa a bicicleta como principal meio de transporte?
Arquivo pessoal
Você sabe como é a vida de quem usa a bicicleta como principal meio de transporte?


Sim, as bicicletas fazem parte do imaginário coletivo sobre a cidade e não é a toa. São milhares de bicicletas por lá. Desde bebê, o holandesinho já anda de bicicleta, em carrinhos presos nas magrelas dos pais. Começou a chover? Sem problemas. Eles esticam uma capa de chuva e continuam o passeio.

Esse meio de transporte faz parte da vida dos moradores e existem bicicletas adaptadas ou acessórios para cada necessidade, até uma espécie de porta malas para guardar as compras.

Perca a Novela: visita ao museu de uma das cervejarias mais famosas do mundo

Pode ser criança voltando da aula de violão, adolescente de vestido e salto indo para balada, homem indo trabalhar de terno ou vovó indo ao mercadinho, todos vão de bike.

Claro, a cidade é pequena e plana e isso ajuda muito. Mas não é só por isso que Amsterdam é a capital da bicicleta. Não foi sempre assim. 

Nos anos 70 e 80, a cidade estava entupida de carros, tinham muitas mortes por atropelamento, muito trânsito e poluição. Isso motivou a população a lutar por mudanças, que fizeram diversos protestos a favor da bicicleta e assim o governo foi pressionado a mudar, investindo em ciclovias e aprovando leis que restringiam os automóveis e protegiam os ciclistas.

Perca a novela: Pedalar por São Paulo pode ser uma ótima forma de sair da rotina

Claro que não foi de um dia para outro que a situação mudou, o uso da bicicleta foi se popularizando aos poucos até virar esse meio de transporte tão presente como é hoje.

Curtiu? Então dá play no vídeo que tem mais uma curiosidade muito doida sobre as bicicletas de Amsterdam.


Vinicius e Julia
Perca a Novela /iG
Vinicius e Julia

*O Perca a Novela  é um trabalho conjunto do casal paulistano Julia Fraia (32) e Vinicius Bustamante (29).

Apaixonados por explorar a própria cidade, viajar e conhecer coisas novas, em abril de 2015 criaram um canal para compartilhar as dicas e as coisas interessantes que encontram! Agora, eles estão também aqui no iG Delas com seus vídeos e posts descontraídos, que instigam nossa vontade de sair da rotina e ir passear.



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.